Saúde: Caxias ganha 1° lugar na 16ª Expoepi, em Brasília, e é exemplo na redução de mortalidade materna no Brasil

0comentário
A secretária municipal de Saúde de Caxias, Socorro Melo, exibe o certificado de premiação

Caxias foi premiada a nível de Brasil na área da saúde. O reconhecimento veio com o 1° lugar na 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (6), em Brasília (DF).

Diversos fatores e intervenções da administração municipal no setor da saúde foram primordiais para outras cidades se espelharem em Caxias como exemplo em gestão da saúde.

A secretária Socorro Melo representou o prefeito Fábio Gentil na cerimônia de premiação

Na mostra competitiva, Caxias concorreu no eixo de enfrentamento à mortalidade materna e infantil, com o trabalho intitulado “Da Maternidade da Morte para a Maternidade da Vida: a nova organização do cuidado às gestantes no interior do Maranhão”. Parcerias e estratégias importantes proporcionaram à Maternidade Carmosina Coutinho um aumento no número de partos normais, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Referência para mais de 50 municípios da macrorregião, a unidade de saúde conta com 75 leitos, sendo 10 de UTI, e atendimento de média e alta complexidade.

São mais de 400 partos por mês, além dos testes de triagem. Todas as mudanças para melhorar o atendimento resultaram, entre outubro de 2017 e setembro de 2018, em registro zero de mortes maternas. Os esforços renderam, além do reconhecimento, um prêmio no valor R$ 50 mil, que serão aplicados em novas melhorias na unidade de saúde.

Gestoras de saúde de Caxias exibem certificados que antes eficiência do atendimento aos caxienses

A cidade de Caxias também foi elogiada pelo processo de Planificação na saúde, que vem apresentando grande resolutividade. O município ficou abaixo dos índices de Curitiba – PR e hoje mostra o menor índice de mortalidade materno-infantil do Brasil, marcando 9,7%.

Caxias concorreu ao prêmio com outros 1.180 trabalhos inscritos. Foi o único município do Norte e Nordeste na disputa. O prefeito Fábio Gentil esteve representado pela secretária da pasta, Socorro Melo; a coordenadora da Política de Saúde da Mulher, Amanda Costa; e a coordenadora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Camila Lopes.

Para a secretária Socorro Melo, o prêmio representa o esforço e compromisso da atual gestão com a vida, que agora foram reconhecidos a nacionalmente.

Sem comentário para "Saúde: Caxias ganha 1° lugar na 16ª Expoepi, em Brasília, e é exemplo na redução de mortalidade materna no Brasil"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS