UFMA lança portal de gestão de transparência da assistência estudantil e novas ferramentas de tecnologia da informação

0comentário
Natalino disse que a UFMA está cumprindo, em sua gestão, as normas das boas práticas do serviço público

“Estamos cumprindo as normas das boas práticas do serviço público, usando ferramentas existentes, desenvolvidas pelos nossos novos talentos para melhor aplicar os recursos, principalmente em relação à Assistência Estudantil”. Assim o reitor Natalino Salgado definiu o novo portal de gestão da assistência estudantil e os novos serviços tecnológicos da UFMA, cujo lançamento ocorreu nesta sexta, 6, no auditório Sérgio Ferretti. Os novos recursos, além de fortalecer a transparência da Universidade, contribuem para melhorar os indicadores de ensino por meio da tecnologia. A iniciat iva é fruto de parceria envolvendo a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, a Superintendência de Informação, Sistemas e Tecnologia e a Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência.

O Portal de Gestão e Transparência da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) utilizou o que existe de mais moderno no mundo em termo de tecnologia e segurança da informação. Trata-se de u ma inici ativa pioneira para a Assistência Estudantil no Brasil. Contará com seis módulos: o primeiro dedicado ao monitoramento de execução de bolsas; o segundo voltado para o monitoramento do Restaurante Universitário, com análise qualitativa dos Restaurantes da Cidade Universidade e dos Câmpus do Continente; o terceiro módulo é dirigido à saúde dos estudantes, com a possibilidade de agendamento dos serviços oferecidos; o quarto, o módulo da Residência Estudantil, onde serão acompanhados os resultados dos seletivos para a Casa do Estudante; o quinto, módulo de geoprocessamento, permitirá análises espaciais das unidades acadêmicas; e o módulo de esporte e lazer, com o objetivo de facilitar o acesso à agenda dos equipamentos esportivos da Universidade.

O pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Silva Soares, mostra a nova ferramenta à comunidade acadêmica

De acordo com o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Silva Soares, este é mais um passo inovador que a Universidade deu. “O sistema permitirá a agilidade na elaboração de relatórios, prestação de contas, processos seletivos e desburocratização dos demais serviços do setor. Já está integrado com outros bancos de dados da UFMA, como o SIGAA, o que se c onfigura como um grande mecanismo para acompanhamento e avaliação do PNAES. Reduzirá o tempo dos fluxos de processos da PROAES, liberando a equipe para usar sua criatividade e desenhar novos projetos estratégicos para os estudantes”.

O superintendente de Informação, Sistemas e Tecnologia, Anilton Bezerra Maia, apresentou, durante o evento, os novos produtos tecnológicos desenvolvidos pela Superintendência. “Teremos uma plataforma de atendimento ao usuário, tanto para servidores quanto para alunos e professores, para que haja um ponto único de acesso com a área de tecnologia da informação. Haverá também uma pla taforma de documentação, em que todos os processos da instituição serão documentados em forma de livros e estarão virtualmente disponíveis para que os usuários tenham acesso à última plataforma, e a implantação dos serviços em nuvem para a instituição, tanto do Google For Education, como acesso ilimitado para armazenamento de arquivos; e a outra é o pacote Office 365 do tipo A1, em que serão ofertados quase quarenta mil licenças para professores, servidores e alunos”, explicou.

A apresentação do portal atraiu público expressivo, formado, em sua maioria, por estudantes

O pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Lins Pontes, informou que, com o lançamento do Portal de Transparência, está sendo efetivado um compromisso da gestão em facilitar o acesso a dados e informações. “Nós temos como uma das metas da nova gestão, a transparência: abastecer a sociedade com informações confiáveis, que devem se r usadas , também, para a tomada de decisões. Então, o portal identificará onde a alocação de recursos está acontecendo e os resultados que ela está trazendo para os alunos, e estes poderão saber onde os recursos serão utilizados, com qual finalidade e o que ele trará de benefício”.

A estudante Kelle Dias, do 3º período de Comunicação Social, falou da importância do lançamento dessas plataformas. “A expectativa para esse serviço inovador aqui na Universidade é das melhores, principalmente porque o Portal de Transparência permitirá aos bolsistas terem acesso a informações sobre a alocação de recursos, e eu sei que os estudantes recebe r&atilde ;o muito bem esses novos recursos”.

Sem comentário para "UFMA lança portal de gestão de transparência da assistência estudantil e novas ferramentas de tecnologia da informação"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS