Matões: pesquisa aponta rejeição à ex-prefeita Suely Pereira, mãe de Rubens Jr., e ascensão de Gabriel Tenório, do PV

0comentário
Gabriel Tenório aparece em primeiro na disputa com o prefeito Ferdinando Coutinho e com a ex-prefeita Suely Pereira

Pesquisa de opinião pública divulgada pelo Census – Instituto de Pesquisas constatou o alto índice de rejeição à ex-prefeita Suely Pereira, esposa do ex-deputado estadual (inelegível) Rubens Pereira e mãe do secretário de Estado de Cidades, Rubens Júnior, pré-candidato à Prefeitura de São Luís, com apoio do governador Flávio Dino (PCdoB). Quase 40% dos entrevistados responderam que não votariam em um candidato apoiado pela ex-gestora municipal se as eleições fossem hoje.

A pesquisa também apontou a forte ascensão do jovem líder político Gabriel Tenório (PV), que aparece empatado nas intenções de votos, dentro da margem de erro, com o atual prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho (PDT). Na espontânea – quando o eleitor declara voto em um pré-candidato sem que lhe sejam apresentados nomes -, a diferença é de apenas três décimos, o que indica um cenário de total imprevisibilidade para o pleito de outubro.

Em caso de disputa nas urnas entre Gabriel Tenório, Ferdinando Coutinho, Suely Pereira, a pesquisa estimulada – quando é apresentada uma lista de nomes ao entrevistado para que ele declare sua preferência na urna – revelou ampla vantagem do pré-candidato do PV sobre os dois adversários. Enquanto 38,41% dos eleitores declararam voto em Tenório, o atual prefeito obteve 33,02% de preferência. Já a mãe de Rubens Júnior amargou uma distante terceira posição e foi citada por pouco mais de 15% dos eleitores ouvidos na sondagem.

Não transfere votos

Suely Pereira, na foto com o marido Rubens e com o filho Rubens Jr., não lidera nenhum cenário da pesquisa, nem transfere votos

A pesquisa também apontou a baixa capacidade de Suely Pereira de transferir votos a aliados. Quando questionados se votariam em um aliado da ex-prefeita para administrar Matões nos próximos quatro anos, 39,37% dos eleitores responderam que não. Outros 22,22% disseram sim, enquanto 15,87% afirmaram que depende do nome apoiado pela ex-gestora.

Suely Pereira também lidera a rejeição do eleitorado de Matões para a próxima eleição de prefeito. Um total de 27,3% garantiram que não votariam nela de jeito nenhum. Em segundo lugar ficou Gabriel Tenório, citado por 24,13% dos entrevistados. O prefeito Ferdinando Coutinho é rejeitado por 20,63% dos eleitores que responderam à pesquisa.

No cenário em que são apresentados todos os pré-candidatos, o percentual dos que disseram não saber ou não quiseram opinar foi de 40,32%. Brancos e nulos somaram 1,27%.

O Instituto Census ouviu 315 eleitores,de todas as faixas etárias, no dia 17 deste mês, nos seguintes bairros: Zona Urbana: Matadouro, Alto Alegre, Taioba, Lagoa, Centro, Alto da Seriema, Bacuri, Augustinho dos Viveiros/Oiteiros, Santa Helena, Subestação, Mangueira. Zona rural: Belém/Marinheiro, Santo Antônio, Buriti Frio, Lagoa do Forno/Matusalém, Pedreira, Santa Teresa, Barra da Ininga, Infinito, Mocambo, Centro do Diamante, Água Branca/Babado, Buritirana, Santa Luzia, Limoeiro, Mandacaru, Borges/Galos/Pacas, São Vicente, Espora, Laranjeira/Alto Alegre/Cabavida.

. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MA-08897/2020. A margem de erro é de 5,7%, para mais ou para menos.

Abaixo, os números tabulados:

Sem comentário para "Matões: pesquisa aponta rejeição à ex-prefeita Suely Pereira, mãe de Rubens Jr., e ascensão de Gabriel Tenório, do PV"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS