Reitor assina contrato para instalar painéis de energia solar na UFMA

0comentário
O reitor Natalino Salgado assina contrato para instalação de painéis de energia solar na IFMA

SÃO LUÍS – Nesta quinta-feira, 20, o reitor Natalino Salgado assinou contrato com a empresa Obras Sol – Eletrificações para a instalação de placas fotovoltaicas na Universidade Federal do Maranhão. A iniciativa tem por objetivo diminuir os gastos com energia elétrica.

A instalação das placas para captação de energia solar – também conhecidas como painéis fotovoltaicos –, prevista para iniciar em abril, faz parte de uma série de medidas que serão implantadas, a fim de que a Universidade se torne um espaço mais sustentável. “Além de ser um caminho para que os custos com energia elétrica sejam reduzidos, é a melhor opção para usarmos energia limpa e contribuirmos com a sustentabilidade”, acrescentou o reitor Natalino Salgado.

Novo sistema propiciará economia de 5% a 10% no consumo de energia da universidade

A assinatura do contrato é fruto do termo de adesão da UFMA a uma ata federal. Segundo o superintendente de infraestrutura da UFMA, Wener Santos, os painéis fotovoltaicos proporcionarão uma economia entre 5% e 10% ao mês, com energia elétrica, cujo consumo anual da Universidade é em torno de 15 milhões de reais.

O contrato prevê a aquisição de kits para a geração de energia fotovoltaica. “Fizemos o mapeamento dos prédios que mais consomem energia no câmpus para iniciar por eles a instalação. Com o apoio dos professores Clóvis Oliveira e Vilemar Gomes, do Departamento de Engenharia Elétrica e do Instituto de Engenharia Elétrica, foi feito o planejamento do cronograma de instalação e as tarefas para execução. Assim, a UFMA se tornará um dos principais pontos de captação de energia solar de São Luís”, afirmou Wener Santos.

Sem comentário para "Reitor assina contrato para instalar painéis de energia solar na UFMA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS