Ministro da Educação confirma que única escola cívico-militar do Maranhão será no João Paulo, em São Luís

1comentário
Unidade Integrada Duque de Caxias, no João Paulo, foi a única escola selecionada pelo Governo Federal para adesão ao novo modelo de ensino no Maranhão (Foto: De Jesus)

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou a relação de escolas selecionadas para participar do programa de escolas cívico-militares. A lista foi postada nessa quarta-feira (26) no Twitter pessoal do ministro. São 54 escolas de 22 estados e do Distrito Federal. Uma delas fica no Maranhão, mais precisamente, em São Luís, no bairro João Paulo, como já havia antecipado o blog, em matéria publicada dia 16 de dezembro de 2019.

A implementação do modelo ocorrerá ao longo do ano, em edição piloto. Na capital maranhense, foi escolhida para inclusão no programa a Unidade Integrada Duque de Caxias, que além de ser batizado com o nome do patrono do Exército Brasileiro e de estar situada no entorno da praça que homenageia o oficial que comandou as tropas militares na Guerra da Balaiada, fica em frente ao quartel do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), representação local da unidade terrestre das Forças Armadas.

A UI Duque de Caxias, que por décadas pertenceu à rede estadual, mas há alguns anos foi municipalizada, foi uma das escolas inscritas pela Prefeitura de São Luís para ser incluída no programa idealizado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A unidade de ensino passará por ajustes profundos em suas práticas de ensino e aprendizagem.

Flávio Dino recusou programa

Vale lembrar que o Governo do Estado preferiu não aderir à iniciativa, visivelmente, por puro ranço ideológico do governador Flávio Dino (PCdoB).

Policiais e bombeiros militares foram capacitados para trabalhar nas escolas cívico-militares. Na primeira rodada de capacitação, realizada em dezembro, em Brasília, o trabalho envolveu diretores e coordenadores de escolas, além de representantes de secretarias estaduais e municipais de Educação que vão atuar como multiplicadores. A segunda rodada ocorreu neste mês, em Porto Alegre (RS). Foram capacitados 54 oficiais da reserva e da ativa das polícias e bombeiros militares e 17 profissionais das secretarias de Educação.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma parceria do MEC com o Ministério da Defesa. Cerca de mil militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares vão participar da gestão educacional das instituições. O MEC destinará R$ 54 milhões para levar a gestão de excelência cívico-militar para 54 escolas, sendo R$ 1 milhão por instituição de ensino.

Confira a lista completa das escolas selecionadas:

1 comentário para "Ministro da Educação confirma que única escola cívico-militar do Maranhão será no João Paulo, em São Luís"


  1. Helena

    Flávio dino é um gestor cujo único objetivo é poder a qualquer custo, nunca aceitou o resultado das urnas para presidente e com isso prejudica o estado, até o foto do presidente Bolsonaro que deveria estar presente no pal´cio dos Leões não está porque o governador não o aceita, isso é preocupante porque quem diz defender a “democracia” age como um déspota, acho que democracia para ele é aquela que Maduro impõem na Venezuela ferozmente defendida por ele. Se o grupo Sarney era tóxico, o grupo de Dino é inominável.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS