Sarney exalta papel das Forças Armadas ao rechaçar ataque à democracia

5comentários
O ex-presidente José Sarney destacou missão das Forças Armadas de serem guardiãs da democracia (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O ex-presidente José Sarney, o primeiro civil a assumir o poder após a ditadura militar, ressaltou nesta segunda (4) o dever das Forças Armadas de garantirem a lei e a ordem “por iniciativa de quaisquer um dos Poderes Constitucionais”.

Em nota, Sarney afirma que “sob a égide desses princípios, como tenho dito várias vezes — não há hipótese de qualquer ameaça à democracia”.

A fala ocorre após o presidente Jair Bolsonaro enaltecer parceria com as Forças Armadas durante protesto que pedia o fechamento do Congresso e do Supremo neste domingo (3).

O ex-presidente também se solidarizou aos jornalistas que “foram vítimas de brutal agressão, em atentado contra a liberdade de imprensa”, numa referência às agressões sofridas no último domingo, em frente ao Palácio do Planalto, pelos jornalistas Dida Sampaio e Orlando Brito, entre outros. 

Leia a íntegra da nota do ex-presidente José Sarney.

“Estudioso da História do Brasil, sei e admiro a grande contribuição das Forças Armadas ao País.

Como Presidente da República que fez a transição democrática, coordenei com os líderes da Assembleia Constituinte e os comandantes militares o texto em que a Constituição dá às Forças Armadas a incumbência de “garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.
Sob a égide desses princípios, como tenho dito várias vezes — não há hipótese de qualquer ameaça à democracia.

Ao mesmo tempo quero declarar minha total solidariedade aos jornalistas que foram vítimas de brutal agressão, em atentado contra a liberdade de imprensa.”

Fonte: CNN Brasil

5 comentários para "Sarney exalta papel das Forças Armadas ao rechaçar ataque à democracia"


  1. Eurico Martins Cardoso

    Muito bem, meu eterno Presidente José Sarney.
    Atenciosamente,
    Abraços!
    Eurico Cardoso

  2. nivaldo botelho

    cara que se diz presidente,devia dormir debaixo da rede do nosso presidente Sarney

  3. Maurício Braga

    Abraços Maurício Braga

  4. P Guerra

    Pra que dormir debaixo da rede, par aprender a roubar e fuder o Brasil?

  5. jose henrique

    Este P. Guerra e um vagabundo nao sabe nada de Sarney e vem fala besteira do Ex-Presidente que conduziu o Pais no momento mais deficil desta Nacao.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS