Projeto de lei que adia pagamento de empréstimos consignados é aprovado na Assembleia Legislativa

24comentários
Adriano diz que conta agora com a sensibilidade do governador no sentido de sancionar o projeto de lei aprovado pelo Poder Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (11) o Projeto de Lei de autoria dos deputados estaduais Adriano Sarney (PV) e Helena Duailibe (SD), que trata da suspensão dos empréstimos consignados , foi aprovado em sessão virtual na Assembleia Legislativa do Maranhão, que inclui a emenda do deputado César Pires (PV) que aprimora o PL, podendo ampliar este benefício para empregados de empresas privadas.

“Foi com muita luta e esforço que conseguimos essa aprovação, esse é um momento que precisamos cooperar com os que mais precisam. O crédito consignado é a modalidade de crédito pessoal onde as parcelas são descontados automaticamente, direto no contracheque. Esta modalidade compromete a renda dos servidores e estamos enfrentando grandes dificuldades econômicas”, explicou o parlamentar.

Se o projeto aprovado pelos Deputados for sancionado pelo governador, estarão suspensas as cobranças de empréstimos consignados em folha de pagamento para funcionários públicos, ativos e aposentados e de empresas privadas.

“Quero agradecer a todos os deputados pela sensibilidade por votarem a favor desse projeto tão importante. Espero que o governador também seja sensível, sancionando o projeto, para dar mais tranquilidade ao servidor púbico e sua família, diante da dificuldade econômica que estamos passando em razão da pandemia do coronavírus”, finalizou Adriano.

24 comentários para "Projeto de lei que adia pagamento de empréstimos consignados é aprovado na Assembleia Legislativa"


  1. Geraldo Neto

    Um projeto que pensa numa classe que está empregada e recebendo seus proventos e não pensa nos milhares de autônomos/corretores que vão ficar parados sem ter como trabalhar !

  2. Marcos Santos

    Boa deputado. Não votei em vc, mas tiro o chapeu para seu projeto. Querem congelar o salário dos funcionários públicos por um ano e meio, o ministo da economia diz q é o sacrificio q todos temos que fazer e dar sua contribuição. Mas também temos que ganhar um alento. Espero q o governador sancione ainda este mês para q já seja suspensa a cobrança no mês que vem.

  3. JADIRSON ALVES DA SILVA

    Gostaria de saber se o presente Projeto de lei abrange também os aposentados?
    Jadirson Alves

  4. Renata

    Boa iniciativa. Muito prática! Algum parlamentar deveria propor uma redução da conta de água e luz de todos os domicílios, já que estamos sendo “obrigados” a permanecer em casa e o consumo aumenta e não só para os de baixa renda. Seria justa tal medida. Não sei porque ninguém atentou para isso ainda.

  5. Maria jose

    Jadirson, de acordo com o que relata no texto acima abrange sim os aposentados.

  6. ALDAYR MOTA

    Esse projeto já era é para está em prática ainda vai esperar aprovação de governador.

  7. Luzia

    Excelente projeto! Grande folga para a população, deputado Adriano sempre atuante!!

  8. Antônio Carlos Neli Barros

    Geraldo Neto, o governo federal já tá ajudando os autônomo, o funcionários públicos também tem família e contas em sua maioria estão endividados juntos ao bancos!

  9. JADIRSON ALVES DA SILVA

    Ok, Maria José, não li o texto da Lei. Muito obrigada.

  10. THIAGO

    Nunca me decepcionei em ter votado no Adriano. Sou seu eleitor e vejo que sua atuação parlamentar é uma das melhores da atualidade. É preciso ter coragem e determinação. Além disso, nesse momento de crise com sua idéias e propostas nos deixam mais seguro ao sabermos que temos alguém se preocupando conosco ao apresentar medudas junto ao governador e ao prefeito. Estamos contigo e Deus na frente sempre!

  11. carlos cesar

    É desse tipo de politico,que estamos precisando!

  12. Lana Gomes

    Funcionário público cargo comissionado que tem empréstimo consignado também vai ser assim ou será só para efetivos???

  13. Charles sousa de menezes

    Então no final do mês quem tem emp consignado não vai vim descontado
    As parcelas né?
    Informam ai

  14. André Cerqueira

    Tamanha hipocrisia para esse “Projeto de lei que adia pagamento de empréstimos consignados é aprovado na Assembleia Legislativa”. Tá de brincadeira né? Vamos pensar na atual situação da população maranhense. Quantos assalariados estão desesperados nesse momento sem saber do amanhã? País de família, mães de família, enfim…pessoas que só trazem sustento para casa trabalhando duro todos os dias por um salário mísero que não dá pra nada. Sendo que uma boa parte são inquilinos, com dinheiro regrado, contado, torcendo para chegar o mês seguinte. Esse projeto de lei é uma boa para o funcionalismo público, os servidores ativos e inativos que, querendo ou não. Trabalhando ou não, tem o seu salário garantindo todo final de mês. A classe empresarial vai sentir o peso caso esse projeto seja aprovado, e consequentemente será catastrófico. Afetando a quem? Ao empregador de carteira assinada. Porque, se o estado não fizer o repasse para os bancos, quem vai pagar o pato, será a instituição financeira que ali lhe representa. Posteriormente, podendo haver demissões em massa. Espero que o governador seja inteligente e pense por um todo e não exclusivamente.

  15. Paulo cesar

    Espero que sejá aprovado po governador já que muitos funciovários públicos precisam desenvolver outras atividades pra completar seu orçamemto mensal, até pelo baixo valor do salário. Só não entendo
    como alguém ainda acha que essa medida venha afetar o trabalhador da iniciativa privada essa tese é totalmente sem noção.

  16. Marcos Santos

    Andre Cerqueira vc ta brincando né? Nem os bancos vão perder nada, pois as parcelas serão adiadas e não perdoadas, quanto mais empresas. Vc misturou tudo na sua análise o q só mostra o rancor daqueles q não conseguiram, com suor,estudo e dedicação, um cargo público.

  17. Antonio

    Muito bom este projeto

  18. Nilo Sérgio

    EXCELENTE PROJETO BASTA SABER SE REALMENTE BAI SER CUMPRIDO PARA NÃO PREJUDICAR MAIS OS POBRES E HUMILHADOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DO MARANHÃO.

  19. Maria da Paz Serra Maia

    Como sempre votei no Adriano para mim não foi surpresa pois sempre acreditei no seu caráter,na luta pelos menos favorecidos,um olhar diferenciado dentro do poder Executivo….Parabéns meu jovem Deus é contigo .

  20. André Cerqueira

    Marcos Santos, não se trata do sentimento de profunda aversão provocado por experiência vivida; forte ressentimento. “Rancor” a discussão é embasada em cima de um projeto que só vai beneficiar(caso seja sancionada pelo governador), uma classe. Atenua-se usando critério técnico, e não responda por simplesmente fazer parte dessa única classe que poderá ser beneficiada.

  21. Lindemberg Silva

    Ao meu vê projeto bom é aquele sustentável, este me parece bom apenas aos servidores, sem tirá o mérito deles, nao foram prejudicados financeiramente pela pandemia, os motivos são outros. mas fico feliz por eles de verdade. Tem grande probabilidade de ser bom para seus autores, ou não nas próximas eleiçoes. Mas deveriam ter pensado nas centenas de autonomos e suas famílias, e funcionários de correspondente, entao se de um lado vai prejudicar pessoas, não podemos dizer que este projeto é bom, é hipocresia afirmar isto, é fácil assim, precisamos de políticos que pensem no bem estar de todos.

  22. Marcus Lima

    Será que o estado vai continuar com crédito disponível durante o período de paralisação? Difícil imaginar a disponibilidade sem a honra do pagamento. Acredito que o correto seria a renegociação com carência de primeira prestação como vem sendo indicado pela febraban e está sendo acatado por conceituados outros estados.

  23. Luis Teixeira

    Projeto unilateral. Pessoas que tem seu salário garantido no final de cada mês, mesmo ficando em casa. Essa decisão irá aumentar o número de desempregado no setor, pois como o correspondente bancário irá manter um quadro de funcionário sem ter receita? Sim porque os banco não iram ofertar crédito sem contra partida. Acredito que os moldes que FEBRABAN têm proposto em outros estados seria o mais adequado…
    Sr Adriano Sarney se fez essa ação com objetivo de voto para sua campanha a prefeito, pode ter dado um tiro no pé, pois o número de pessoas que iram ser afetadas diretamente de forma negativa com essa decisão serão infinitamente maior do que os servidores….

  24. Lúcio Evangelista

    Todo o Brasil está sendo afetado pela Pandemia , entretanto os servidores públicos em geral ,participam de uma classe social onde os impactos financeiros foram minimamente afetados ( não quero entrar no mérito no sacrifício feito para estar no serviço público)pois os seus salários estão sendo pagos normalmente.
    Se os mesmo fizerem um raciocínio bem rápido e simples sobre os prós e contras ,sobre a suspensão verão que no fundo não será benéfico ,vou expor os motivos que creio isso:
    -Se suspenso for , é bem provável que os bancos que fazem a modalidade de crédito consignado( vale ressaltar é a menor taxa de juros em média 1.6% a.m ) irão suspender a liberação de crédito novo .
    -Então o próprio servidor caso venha necessitar de um empréstimo terá que recorrer ao outros tipos de crédito com taxa bem maiores .
    -A suspensão não diz que você ,vai deixar de pagar , a dívida existirá e de qualquer forma terá que pagar .
    Outro ponto a ser bem analisado é o valor movimentado na economia com a liberação de crédito consignado por mês , esse mesmo dinheiro que volta ao estado em imposto,serviços ,servindo até para pagamentos em dia do servidor público.(Bom lembrar que em vários estados ,servidor público não recebe em dia )
    Outro ponto a ser analisado é a possibilidade de haver um acréscimo de 6% no desconto do contracheque após a Pandemia ,fato esse totalmente inconstitucional.
    -E os milhares de desempregos ,que acontecerá com funcionários dos bancos ,corretores dê créditos , fechamento de financeira e dentre outros .
    Enfim creio eu que será um cavalo de Tróia essa lei se sancionado pelo governador .
    Tem muito mais a envolver que uma simples suspensão de descontos.
    No infringir dos ovos o próprio servidor será prejudicado.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS