Depois de 549 mortes, Flávio Dino se rende e adota cloroquina para tratar coronavírus no Maranhão

0comentário
Medicamentos entregues pela SES a pacientes de Covid-19, conforme o protoc

Depois de 549 mortes causadas pela Covid-19 no Maranhão, o governador Flávio Dino (PCdoB) se rendeu ao apelo das entidades médicas e autorizou o tratamento com hidroxicloroquina de pacientes infectados pelo novo coronavírus na fase inicial da doença na rede estadual de saúde. A medida é considerada um avanço no combate à pandemia no estado, mas sua adoção tardia é alvo de duras críticas.

O protocolo da Secretaria de Estado da Saúde (SES), elaborado a partir de uma recomendação do Conselho Regional de Medicina (CRM-MA), Associação Médica do Maranhão e Sindicato dos Médicos do Estado de Maranhão, prevê a distribuição gratuita em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de kits compostos por disfosfato de cloroquina + azitromicina + vitamina D. O coquetel de remédios será entregue aos pacientes mediante prescrição médica.

A adoção da terapia medicamentosa no sistema estadual de saúde, já utilizada amplamente em hospitais e clínicas privados, com elevada taxa de êxito, é apontada como uma vitória da classe médica e de toda a sociedade, que vinham clamando incessantemente ao governador Flávio Dino pela inclusão da cloroquina e da azitromicina no tratamento de infectados pelo novo coronavírus, até mesmo nos casos menos graves.

Números mais recentes do novo coronavírus no Maranhão

Uma pena que o novo protocolo não tenha sido adotado antes, o que poderia ter salvados muitas vidas e ajudado a achatar a curva de óbitos provocados pela Covid-19, hoje ainda em posição ascendente, com o agravante de propagação da doença no interior do estado.

Espera-se, agora, que a cura chegue a um número cada vez maior de maranhenses e que a taxa de letalidade no estado, uma das mais altas do país, finalmente comece a cair. Quanto as quase seis centenas de pessoas que morreram, estas podem ter sido vítimas da resistência político-ideológica de Flávio Dino ao uso da cloroquina para tratar pacientes sob os cuidados do seu governo.

E apesar das evidências claras de que fora mesmo esse o motivo para a demora de 50 dias desde o registro do primeiro óbito no Maranhão para a liberação da cloroquina, o comunista nega.

Sem comentário para "Depois de 549 mortes, Flávio Dino se rende e adota cloroquina para tratar coronavírus no Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS