Adriano apresenta projeto de lei para farmácias disponibilizarem oxímetro

1comentário
Deputado Adriano quer medição de saturação de oxigênio em farmácias

Em decorrência de inúmeros problemas no setor da saúde do Estado por conta da pandemia do Coronavírus, o deputado Adriano Sarney (PV), propôs nesta quinta-feira (21), um Projeto de Lei para que todas as farmácias disponibilizem o aparelho oxímetro de forma gratuita pelo tempo que durar a pandemia.

O oxímetro é um pequeno dispositivo a ser colocado no dedo com a finalidade de mensurar o nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2). A SaO2 é a porcentagem de oxigênio que o sangue está transportando, comparada com o máximo da sua capacidade de transporte.

O parlamentar atentou que a hipóxia -baixa oxigenação dos tecidos-, causada pela Covid-19 não tem sintomas. “É muito possível que a pessoa tenha o problema de baixa oxigenação sem sentir nada, pois a hipóxia não dá falta de ar. Se detectarmos esse problema precocemente, mais cedo o paciente será tratado, pois a queda da oxigenação é um critério de gravidade e de acompanhamento da Covid-19, por isso a importância de todos, mesmo aqueles que não tem condições de comprar o aparelho, checarem sua oxigenação sanguínea”, explicou o parlamentar.

Oxímetro de dedo, utilizado para medir nível de oxigênio no organismo, utilizado em pacientes de Covid-19

O projeto de lei específica que: as farmácias deverão ter ao menos 1 oxímetro como medida pública para toda a população, que os farmacêuticos façam a higienização correta do mesmo -com álcool e panos limpos- e que a preferência sempre seja dada a pessoas que fazem parte do grupo de risco para Covid-19, como as pessoas com mais de 60 anos ou com doenças crônicas respiratórias ou cardiovasculares. As farmácias terão 10 dias para se adequarem ao cumprimento desta Lei.

1 comentário para "Adriano apresenta projeto de lei para farmácias disponibilizarem oxímetro"


  1. Thiago

    Muito boa a iniciativa do Adriano. São parâmetros que ajudam na tomada de decisão do médico. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais rápido o tratamento. Quanto mais precoce você detecta, maior a chance de sucesso.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS