Prefeitura de Paço do Lumiar acolhe solicitação da REMADD e encaminha adolescente para tratamento contra drogas

0comentário
Erisson Lindoso (de preto) com a euipe da Comunidade Terapêutica Casa do Oleiro (PI), responsável por encaminhar o tratamento

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, acolheu e encaminhou a Teresina (PI) um adolescente de 15 anos para passar por tratamento contra dependência química de drogas. Na capital piauiense, o menor ficará sob responsabilidade da comunidade terapêutica Casa do Oleiro, mas equipes especializadas do Município acompanharão o processo de reabilitação, tanto dele, quanto da família

O envio do adolescente só foi possível graças à Divisão de Enfrentamento à Violência e às Drogas, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos. O departamento foi revitalizado na gestão da prefeita em exercício, Paula Azevedo.
Segundo o chefe da Divisão, Erisson Lindoso, o adolescente chegou aos cuidados do órgão depois que a própria família buscou ajuda para recuperá-lo.

“Fomos acionados pela REMADD, entidade membro do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, que nos encaminhou o caso do adolescente “L”, de 15 anos. A família reside aqui, em Paço do Lumiar, e explicou que o mesmo, desde os 12 anos, apresentava comportamento estranho na escola, mas que nos últimos anos estava usando drogas, passava a madrugada na rua, chegava em casa com roupas novas – o que pode ser indício de exploração sexual- e revelou ter praticado assalto. Esse último fato deixou a família desesperada”, contou Lindoso.

Assim que a história do adolescente foi repassada aos órgãos municipais responsáveis, foi feita uma visita a ele, que foi levado ao CAPS do Maiobão. Lá, ele recebeu atendimento psiquiátrico e, na mesma oportunidade, foi feito o contato com a Casa do Oleiro e iniciado o processo de acolhimento do adolescente, com o consentimento da família. A Defensoria Pública do município, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Tutelar também foram imediatamente notificados sobre a situação.

A família do menor está confiante que ele voltará recuperado do vício nas drogas e preparado para conviver na sociedade de forma mais digna.

A REMADD parabeniza a ação proativa da Secretaria de Direitos Humanos e reitera sua parceria com a gestão, como informa Arivaldo Júnior, vice-presidente da entidade: “Buscar apoio da Federação Amor Exigente e outras entidades apara dar início aos grupos de mútua ajuda familiar, conforme solicitação da Divisão de Enfrentamentos à Violência e às Drogas ao COMPOD. Acreditamos que estamos no caminho certo e vamos avançar” declarou Júnior.

Sem comentário para "Prefeitura de Paço do Lumiar acolhe solicitação da REMADD e encaminha adolescente para tratamento contra drogas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS