Universidade Ceuma manifesta pesar pela morte do professor Cabral Marques, primeiro reitor da instituição

0comentário
José Maria Cabral Marques foi o primeiro reitor da Universidade Ceuma

A Universidade Ceuma manifestou pesar pela morte do professor José Maria Cabral Marques, primeiro reitor da instituição. Cabral Marques, que faleceu ontem (27), aos 90 anos, foi o educador em torno de quem se estruturou o projeto de construção do Ceuma, há 30 anos.

Secretário de Educação e Cultura do Maranhão durante o governo do ex-presidente José Sarney, fora o responsável pela grande revolução ocorrida então com os projetos educacionais como o “João de Barro”. Diretor e Vice-Reitor da antiga Universidade Católica, foi um dos primeiros reitores quando a instituição constituiu a base da Universidade Federal do Maranhão, e quem a consolidou. Fora também Secretário de Administração e do Trabalho e Ação Social do Maranhão e, mais tarde, Secretário de Educação e Cultura do Amazonas, Presidente das Fundações Educacional, de Televisão Educativa e Cultural do Amazonas. Foi também membro da Academia Maranhense de Letras.

Tendo forjado um nome nacional e internacional na educação, foi dirigente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e uma autoridade sempre ouvida nas diversas instâncias da formulação da política nacional de educação.

Orgulho e gratidão

A Ceuma lhe deve uma gratidão total por sua participação e orientação durante as três décadas de sua existência, que acompanhou desde os primeiros passos, em 1990. Com sua vasta experiência de administrador e educador, formulou o processo do Grupo Ceuma por todas as etapas formais junto ao Ministério da Educação para o seu reconhecimento como instituição universitária, sonho que se concretizou em 2000.

Mais de uma vez o professor Cabral Marques manifestou orgulho pelo trabalho educacional do Grupo Ceuma. No entanto, é a instituição que externa, com justiça, seu orgulho de ter trabalhado com o ex-reitor e se tornado parte da notável obra que deixa. A Ceuma será sempre uma instituição que terá, como tantos professores no Maranhão, seu pensamento como guia, seguindo, por sua mão, o caminho de levar educação de qualidade aos maranhense e aos brasileiros.

Sem comentário para "Universidade Ceuma manifesta pesar pela morte do professor Cabral Marques, primeiro reitor da instituição"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS