Governo Flávio Dino solicita formalmente profissionais ao Ministério da Saúde para combater a Covid-19

4comentários
Flávio Dino recorre ao Governo Federal para ter mais condições de enfrentar a pandemia no Maranhão

O governo Flávio Dino (PCdoB) solicitou formalmente ao Ministério da Saúde profissionais cadastrados pelo órgão para atuar no enfrentamento à Covid-19 no Maranhão. A informação foi repassada em entrevista coletiva concedida pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do MS, Mayra Pinheiro.

“Já em atuação nos municípios brasileiros nós temos 322 profissionais de saúde em Manaus, 94 no Amapá e já recebemos solicitação de oferta do banco de dados para Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga”, informou Mayra.

Boletim epidemiológico divulgado às 18h30 deste domingo (14) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou que o Maranhão tem, atualmente, 59.850 casos confirmados de novo coronavírus. Desses, 24.173 estão ativos e 34.210 estão recuperados. O número de óbitos já chega a 1.467.

Quanto aos profissionais de saúde que contraíram a Covid-19 no Maranhão, o número de casos confirmados é de 1.598, dos quais 1.460 já estão recuperados. O total de óbitos entre trabalhadores do sistema de saúde no estado é de 29, até agora.

Equipes desfalcadas

A quantidade elevada de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros servidores que atuam em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e outros estabelecimentos, associada ao aumento progressivo do número de casos no interior do Maranhão, deve ter levado o governo comunista a pedir ajuda federal, já que muitos profissionais estão afastados da linha de frente do combate ao coronavírus, o que vem comprometendo o atendimento e levado a categoria a protestar publicamente contra as jornadas excessivas de trabalho.

Na coletiva, o Ministério da Saúde divulgou novos números referentes à assistência à Covid-19 e contratação de profissionais de saúde. De acordo com a pasta, o país conta, atualmente, com mais de 978 mil profissionais com cadastros finalizados para atuar no enfrentamento à pandemia. Além disso, o número de outros dispostos a atuar ultrapassa 438 mil.

Mayra Pinheiro afirmou que, com o avanço da pandemia, as contratações foram necessárias e que aumentam gradativamente, de acordo com a necessidade de cada localidade.

Dados

Também foram expostos dados referentes ao programa “O Brasil Conta Comigo – Acadêmico”. De acordo com o Mistério da Saúde, já foram cadastrados 744 gestores de hospitais filantrópicos, 50 de hospitais federais, mais de 108 mil alunos da área da saúde, 19 gestores estaduais, 1.414 gestores municipais e 757 procuradores institucionais.

A contratação destes profissionais no “O Brasil Conta Comigo” é temporária, por até seis meses, e remunerada de acordo com o salário base de cada categoria. O objetivo é cadastrar e capacitar profissionais, residentes e estudantes da área de saúde com o intuito de auxiliar estados e municípios nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

Com informações do Ministério da Saúde.

4 comentários para "Governo Flávio Dino solicita formalmente profissionais ao Ministério da Saúde para combater a Covid-19"


  1. Abner de Oliveira Freire

    ele demite 1 medico de cada upa, reduz os salários dos medicos e agora tá pedindo pro MS enviar médicos. Vai entender…

  2. Marcos da Costa

    Isso é reflexo do CONCURSO PÚBLICO que ele não fez.
    A Prefeitura segue a mesma linha, Holanda vai sair de uma gestão (8 anos) sem realizar nenhum CONCURSO.

  3. Marcos da Costa

    Isso é reflexo do CONCURSO PÚBLICO que ele não fez.
    A Prefeitura segue a mesma linha, Holanda vai sair de uma gestão (8 anos) sem realizar nenhum CONCURSO.

  4. Marcos da Costa

    Isso é reflexo do CONCURSO PÚBLICO que ele não fez.
    A Prefeitura segue a mesma linha, Holanda vai sair de uma gestão (8 anos) sem realizar nenhum CONCURSO.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS