Em Paço do Lumiar, mãe e filho são atendidos após parto dentro de casa

0comentário
Mãe e bebê foram transportados em ambulância do Samu de Paço do Lumiar

Acostumados a atuarem em situações extremas, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão sempre prontos para agir. Desta vez o chamado para um atendimento domiciliar, além das dificuldades habituais em qualquer tipo de atendimento médico de urgência, representou um momento de grande emoção para os socorristas que estavam de plantão na última quinta-feira (25). A equipe precisou realizar procedimentos de emergência para assistência e acolhimento de mãe e filho após um parto normal feito em casa.

O enfermeiro Giovanne Moraes Costa, contou que o chamado ocorreu às 6h da manhã. Ao chegarem no local indicado, ele e o condutor Juvêncio Sousa Cabral, iniciaram os procedimentos para acolhimento e transporte da criança que já estava nos braços da mãe, Patrícia de Jesus Reis, uma jovem de 29 anos de idade.

Como se tratava de um parto normal que aconteceu dentro de uma residência, foi preciso agir rápido e fazer o clampeamento e o corte do cordão umbilical, bem como envolver o bebê em uma manta térmica especial para manter a temperatura corporal da criança durante todo o trajeto até a maternidade.

“A mãe também precisou de atenção especial, onde foi feita a higienização da parturiente, coleta da placenta e uma avaliação da integridade física”, explicou o enfermeiro.

Mãe e filho foram deslocados de sua casa no Residencial Nova Terra, bairro pertencente à São José de Ribamar, para a maternidade mais próxima.

“A experiência e presteza de nosso condutor, em se apressar a cumprir a melhor rota garantindo também o menor trajeto para o deslocamento, também foi de suma importância, para que mãe filho chegassem bem à maternidade”, enfatizou Giovanne.

SAMU – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Paço do Lumiar, está entre os serviços de saúde mais demandados no município. A exemplo desta e outras situações, atua como uma base descentralizada para atender a diversos tipos de ocorrências. Em caso de necessidade, para acessar o serviço basta ligar para a Central de Regulação Médica das Urgências do SAMU pelo número 192.

Sem comentário para "Em Paço do Lumiar, mãe e filho são atendidos após parto dentro de casa"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS