Reitor Natalino Salgado participa das comemorações dos 191 anos da Academia Nacional de Medicina

0comentário
Reitor Natalino Salgado na solenidade virtual que reuniu seus pares para comemorar os 191 anos da Academia Nacional de Medicina

O reitor Natalino Salgado participou, nessa terça-feira, 30, da Sessão Solene Virtual Comemorativa do 191º Aniversário de Fundação da Academia Nacional de Medicina, que contou com a presença de aproximadamente 200 participantes, sob a coordenação do Presidente Rubens Belfort Jr.

Fundada em 30 de junho de 1829, sob o reinado do imperador D. Pedro I, a Academia teve o primeiro nome de Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro. Tempos depois, a Sociedade tornou-se Academia Nacional de Medicina, mantendo sempre o mesmo objetivo: contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e das ciências afins, além de servir como órgão de consulta do Governo brasileiro sobre questões de saúde e de educação médica.

Atualmente, a ANM possui 104 acadêmicos, entre eles, o reitor Natalino Salgado, médico nefrologista, ocupante da cadeira nº 19, cujo patrono é o médico Manoel Vitorino Pereira. “Na nossa Academia, predomina o espírito da união e da fraternidade. Pertencer a essa casa é motivo de júbilo e orgulho. Longevidade e relevância: eis os meus votos para a Academia Nacional de Medicina”, exaltou Natalino.

Orador da solenidade, o acadêmico Manassés Claudino Fonteles destacou que a Academia buscou, durante esses quase 200 anos, a cooperação de todos os seus integrantes para desenvolver as Ciências Médicas. “Nossa Academia tem um histórico que se associa a quase todo o Conhecimento Acadêmico Nacional das Ciências Médicas, que começaram a consolidar-se nas Faculdades de Medicina na Bahia e, subsequentemente, no Rio de Janeiro. Seguindo essa mesma vocação, o Hospital da Santa Casa do Rio de Janeiro veio a tornar-se, durante o Século XIX, um ponto de convergência para se amalgamar à juventude das nossas Ciências Médicas”, lembrou.

Durante a programação, nomes como o do cirurgião Marcos Fernando de Oliveira Moraes, o de Hildoberto Carneiro de Oliveira, Abram Josek Eksterman, Domingo Marcolino Braile e Jean Civatte, falecidos este ano, foram alvos de homenagem póstuma. Emocionado, o presidente da ANM, Rubens Belfort Júnior, destacou os relevantes servicos prestados pelos acadêmicos: “Profissionais que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento da medicina no país”. Também foram outorgados os Títulos Honorários Nacionais aos médicos Luís Felippe Judice, Luís Augusto de Freitas Pinheiro, Bodo Wanke e Angelita Habr-Gama.

Ao completar 191 anos, uma história viva, a Academia Nacional de Medicina reafirma seu compromisso com a vida humana, construindo hoje o presente do amanhã, levando consigo o lema “Ler o passado para escrever o futuro”.

Sem comentário para "Reitor Natalino Salgado participa das comemorações dos 191 anos da Academia Nacional de Medicina"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS