Eleições em Codó: continuidade ou mudança

0comentário
Grupão Liberta Codó, grupo de lideranças políticas que forma a oposição ao atual governo

Sexta maior cidade do Maranhão, com mais de 122.000 habitantes, é natural que Codó atraia a atenção de todo o estado nestas eleições.

O atual prefeito, Francisco Nagib, concorre à reeleição, enfrentando uma grande rejeição da população, principalmente na área da saúde. Codó hoje registra 2.783 casos confirmados e 61 óbitos, enquanto a vizinha  Caxias com seus 165.000 habitantes, registra 1.000 casos a menos e 51 óbitos.

Enquanto a popularidade do prefeito Nagib cai, na oposição, nomes como o do ex-prefeito Ricardo Archer e do médico Zé Francisco, aparecem entre os mais cotados. Outros possíveis candidatos à Prefeitura de Codó são Biné Figueiredo, Chiquinho do SAAE e Pedro Belo, ambos com influência política na região. Estes juntamente com Ricardo Archer, e Zé Francisco formaram uma frente contrária ao prefeito Francisco Nagib, batizada de Grupão Liberta Codó, mas por enquanto cada um à sua maneira tenta se viabilizar como o candidato do grupo, sem chegar a um consenso.

Ricardo é um empresário bem sucedido na região, e quando prefeito teve sua gestão muito bem avaliada, principalmente nos quesitos saúde e educação. Prefeito por duas vezes, já foi Secretário de Estado, Vereador mais votado no Maranhão proporcionalmente, Deputado Estadual, e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Nagib e Zé Francisco, já concorreram na mesma chapa na eleição anterior

Dr. Zé Francisco, já concorreu em outras eleições, mas não obteve êxito. Inclusive para vice prefeito de Francisco Nagib na eleição de 2012, quando os dois além de perderem as eleições, se tornaram inelegíveis por compra de votos e abuso de poder econômico. Apesar de terem revertido temporariamente a situação nos tribunais, a qualquer momento Zé Francisco e Nagib podem ser impedidos de concorrer às eleições, ou se eleitos podem ser cassados pela justiça no futuro.

Pesa ainda contra o Dr. Zé Francisco, uma denúncia em Capinzal do Norte, pelo desvio de recursos do SUS, quando ele foi diretor do Hospital São José. Uma curiosidade, Dr. Zé Francisco já tentou também se eleger prefeito em Capinzal do Norte, mas por lá também nunca se elegeu a nada, foi então que desistiu da política em Capinzal e resolveu tentar a sorte em Codó. Em Codó, Zé Francisco concorreu ainda para Deputado Federal em 2018, e mais uma vez perdeu as eleições. Agora, tenta se viabilizar pré-candidato a prefeito, mas a má fama adquirida em não cumprir acordos, faz com que o médico seja visto com desconfiança por possíveis adversários.

Importante lembrar, que o atual prefeito Francisco Nagib, se elegeu com um discurso de renovação, apesar de ter sido eleito com o apoio do seu antecessor, Zito Rolim, envolvido em inúmeros escândalos ao longo de sua carreira política, que vão desde o superfaturamento de caixões até a compra de votos.

Nagib e Zito, já foram concorrentes em eleições anteriores, hoje estão unidos por interesses pessoais

Ainda sobre a dupla Zito/Nagib, os dois juntos foram responsáveis pelo maior desemprego em massa que a cidade de Codó já viu. Um dos argumentos de Zito para pedir votos para Nagib na eleição passada, foi que nenhum funcionário da prefeitura seria demitido se Francisco Nagib ganhasse as eleições. Uma vez eleito, ao assumir a prefeitura, Nagib demitiu de uma só vez 3.000 funcionários.

Em Codó, muitos dos que aparentam ser inimigos políticos, na verdade já estiveram ou continuam juntos. Zé Francisco já concorreu a vice de Francisco Nagib para prefeito, contra Zito Rolim. Zito por sua vez apoiou Nagib nas eleições passadas. Nagib se elegeu e agora tenta a reeleição com o apoio de Zito. Como diz o povo, muitos deles acabam sendo tudo “farinha do mesmo saco”. Enquanto isto, a oposição ao prefeito continua “cozinhando o galo”.

Sem comentário para "Eleições em Codó: continuidade ou mudança"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS