Presidente do Comitê de Limpeza Urbana de São Luís denuncia rastro de lixo em praias de Ribamar

0comentário
Rastro de sujeira em praia produz cenário deprimente e representa ameaça à saúde pública

A notícia refere-se a um fato ocorrido no último fim de semana, mas ainda vale muito o registro. Estarrecida com o rastro de sujeira deixado por frequentadores das praias do Meio e do Araçagi, em São José de Ribamar, domingo passado (5), a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, Carolina Estrela, denunciou o grave problema em suas redes sociais, em tom melancólico.

Ao manifestar seu incômodo com a sujeira absurda nas duas praias, localizadas dentro dos limites de São José de Ribamar, a gestora de limpeza pública da capital faz uma crítica ao descaso da administração do município vizinho e à falta de consciência dos banhistas.

Seria o caso, então, da abertura de diálogo entre as duas prefeituras para troca de experiências viajando a uma campanha educativa e outras ações? Mais ainda: poderia indicar a sinalização de apoio técnico para a solução do transtorno? Como Ribamar íntegra a região metropolitana de São Luís, a parceria é mais do que oportuna e necessária.

Além de tornar o aspecto da orla deprimente e de exalar um mau cheiro insuportável, o lixo acumulado na areia representa dano ao meio ambiente e é um problema de saúde pública. Levando em conta essa última questão, a denúncia da presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís torna-se ainda mais pertinente, já que o fluxo de pessoas oriundas de São Luís para o Araçagi é intenso e, uma vez contaminadas por doenças, podem disseminá-las na capital.

Confira abaixo o que escreveu Carolina Estrela:

Essa é a realidade da Praia do Araçagi e do Meio no último domingo. A tristeza em ver essa imagem é duplicada. Claramente existe um descaso em relação às vidas humanas em meio à pandemia, além do desrespeito e degradação ao ambiente coletivo.

Se depois de tudo isto que estamos passando não aprendermos nada, significa que a humanidade não tem mais jeito e vamos continuar passando por crises sanitárias decorrentes do nosso individualismo, da nossa ignorância, da incapacidade de pensar no coletivo.

Como queria que essa imagem fosse fake.

Sem comentário para "Presidente do Comitê de Limpeza Urbana de São Luís denuncia rastro de lixo em praias de Ribamar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS