Apoiadores dizem que Neto Evangelista é o pré-candidato a prefeito de São Luís mais bem articulado no momento

0comentário
Neto Evangelista com o senador Weverton Rocha, o presidente da Câmara de São Luís, Osmar Filho, e demais apoiadores

Em um evento realizado na noite desta quarta-feira (29), o Partido Democrático Trabalhista declarou apoio oficial ao deputado estadual Neto Evangelista (DEM), em seu projeto de concorrer à prefeitura da capital maranhense nas eleições deste ano. O senador Weverton Rocha (PDT) foi o responsável por mobilizar os líderes do partido em torno da pré-candidatura do democrata.

O evento aconteceu na sede do PDT, em São Luís, e contou com as presenças dos deputados estaduais Valéria Macedo (PDT), Zito Rolim (PDT), Rafael Leitoa (PDT), Marcos Caldas (PTB), além dos vereadores pedetistas Osmar Filho, Ivaldo Rodrigues, Pavão Filho, Nato Júnior e Raimundo Penha.

O apoio oficial de um partido forte e experiente nas eleições municipais em São Luís, é apenas mais uma evidência de que Neto Evangelista está na frente em relação aos demais pré-candidatos no quesito articulação. O parlamentar tem agregado relevantes alianças nas últimas semanas.

Como foi divulgado em suas redes sociais, Neto Evangelista já tem o apoio dos secretários de estado da educação, Felipe Camarão (DEM); do esporte, Rogério Cafeteira (DEM); e do desenvolvimento social, Márcio Honaiser (PDT).

Os deputados estaduais Glalbert Cutrim (PDT) e Mical Damasceno (PTB) e os deputados federais Juscelino Filho (DEM) e Gil Cutrim (PDT) também estão na base de apoio do pré-candidato.

Somam-se a eles os vereadores do DEM, Marquinhos, Edson Gaguinho, Estevão Aragão, Josué Pinheiro e Ricardo Diniz.

Na quarta-feira (29), em Brasília, outro relevante partido também declarou apoio à pré-candidatura de Neto a prefeito de São Luís. O anúncio foi feito pelo vice-presidente nacional do PSL, Antonio de Rueda, e vereador Chico Carvalho, presidente estadual da sigla.

Mais adesões

Outra possibilidade é do MDB apoiar a candidatura de Evangelista, mas essa decisão só deve ocorrer em meados de agosto.

O fator Weverton Rocha deve ser levado em conta. O senador e presidente do PDT no estado já deu sucessivas e inquestionáveis provas de sua capacidade de articulação política que resulta em substanciais números eleitorais. Ele foi um dos idealizadores da candidatura de Edivaldo Holanda Jr para prefeito de São Luís em 2012 e teve sua parcela de contribuição para a eleição deste naquele ano. Depois de reeleito deputado federal em 2014, em 2018 foi eleito senador com uma votação histórica no Maranhão com 34,91% dos votos válidos e um total de votos superior ao do próprio governador Flávio Dino em sua reeleição. Os quase dois milhões de votos de Weverton tiveram, sem dúvida, influência de Dino; foram frutos também de sua capacidade de articulação: quatro ou cinco meses antes do pleito, Weverton já tinha firmado aliança com, aproximadamente, 160 prefeitos dos 217 do estado.

Outra estratégica vitória de Weverton foi a eleição do prefeito do município de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT) para a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, FAMEM, em 2019. Weverton é um dos principais cabos eleitorais de Neto.

Todos esses fatores e a indicação de tendência de crescimento da candidatura, corroborada por duas recentes pesquisas de intenções de votos, mostram que Evangelista caminha para uma candidatura sólida, enquanto as candidaturas de alguns concorrentes tendem a se esvaziar por falta de costura de alianças consistentes.

Com os acontecimentos mais recentes, com adesões que turbinam sua pré-candidatura, Neto Evangelista se credencia a chegar forte nas eleições para prefeito de São Luís em novembro. É aguardar para ver se a lógica confirma o prognóstico.

Sem comentário para "Apoiadores dizem que Neto Evangelista é o pré-candidato a prefeito de São Luís mais bem articulado no momento"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS