Vendas do Dia dos Pais em baixa histórica

0comentário

Estudo da Fecomércio mostra que intenção de consumo caiu -51,2% na capital maranhense. Preocupações com a renda, o emprego e capacidade de consumo inibem ludovicenses

A proximidade do Dia dos Pais não foi suficiente para elevar a predisposição do ludovicense para ir às compras. Esse é o resultado apontado pelo levantamento de intenção de consumo das famílias de São Luís, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) neste mês de julho, que apresenta uma redução de -51,2% na intenção de consumo em relação ao mesmo período do ano passado.

O estudo avalia a percepção dos consumidores em relação a sete indicadores que influenciam na decisão e na capacidade de consumo atual e futura. Na passagem de junho para julho, cinco desses indicadores apresentaram variação negativa, refletindo em um aumento do pessimismo do consumidor. As principais desacelerações mensais foram quanto à avaliação do nível de consumo atual (-19,1%), o nível de renda atual da família (-18,4) e as perspectivas futuras de consumo (-18,2%).

Com isso, a Fecomércio avalia que, embora o comércio já tenha reaberto as portas em São Luís, o setor tende ainda a sentir os impactos negativos da pandemia na data comemorativa do Dia dos Pais. “A data compõe um dos cinco principais momentos do ano em que as vendas tendem a ter uma elevação acentuada. Este ano, com as preocupações dos consumidores e as avaliações negativas quanto à sua capacidade de renda e de consumo, as vendas deverão se manter num ritmo de recuperação em relação ao mês anterior, mas muito abaixo do registrado no ano passado”, avalia o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva.

Consumo

De acordo com a pesquisa, 75,4% dos consumidores de São Luís afirmaram que deverão comprar menos do que no mesmo período do ano passado, 20,1% apontaram que devem comprar no mesmo nível e apenas 4,4% dos ludovicenses se disseram propensos a comprar mais do que foi gasto no ano passado.

Pensando no futuro, 60,7% dos entrevistados indicaram que nos próximos meses deverá continuar comprando abaixo do nível de compras do ano passado, enquanto 31,0% espera que sua capacidade de consumo pelo menos se iguale ao nível do ano passado nos próximos meses e apenas 4,8% demonstra otimismo quanto a alcançar nos próximos meses uma capacidade de consumo superior à do ano passado.

“O nível de intenção de consumo já havia batido recorde em junho, alcançando a menor marca histórica. Neste mês de julho, os nossos estudos apontaram para a continuidade da retração do consumidor, renovando o recorde. Nesse cenário, as empresas precisam buscar alternativas para driblar esse pessimismo dos consumidores, oferecendo produtos inovadores e criativos que caibam na atual perspectiva de renda da famílias, além de buscar alcançar esse consumidor de formas diferenciadas, como por exemplo oferecendo facilidades através das redes sociais e plataformas digitais”, ressalta o presidente José Arteiro da Silva.

Um dos agravantes para a situação de deterioração do consumo, segundo o estudo da Fecomércio, é o cenário atual do emprego. Do total de entrevistados, 27,7% disse estar desempregado, 42,4% apontou estar menos seguro no emprego do que no ano passado, 24,1% dos consumidores afirmaram que se sentem da mesma forma do que no ano passado e apenas 5,7% demonstrou estar mais seguro no emprego agora do que no mesmo período de 2019.

Para a Federação do Comércio, o Maranhão precisará consolidar uma recuperação do mercado de trabalho nesse período de flexibilizações e retomada das atividades econômicas para que o consumidor volte a ter segurança na estabilidade da sua renda e da sua capacidade de consumo. Ainda de acordo com a Fecomércio, essa recuperação já foi iniciada no mês de junho, quando o Maranhão foi o estado do Nordeste que mais conseguiu criar postos de trabalho, com 3.907 novas vagas com carteira assinada.

Sem comentário para "Vendas do Dia dos Pais em baixa histórica"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS