SINASEFE seção Monte Castelo realiza primeiro debate histórico entre candidatos a reitor do IFMA

0comentário
Candidatos apresentaram propostas para a gestão do IFMA

Comprometidos com a transparência e democratização do processo eleitoral, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) seção Monte Castelo, realizou, nesta semana, o primeiro debate entre os candidatos ao cargo de Reitor do IFMA. A entidade fez história e permitiu aos candidatos que apresentassem suas propostas de melhorias para a instituição de ensino. Adroaldo Almeida, Carlos César e Helson Falcão puderam também fazer perguntas entre si.

O debate foi transmitido ao vivo e assistido por mais de 500 pessoas pelas redes sociais do SINASEFE (Facebook) e pelo canal do Youtube do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Ao longo de 4 blocos, os candidatos debateram oito temas pré-determinados. Além disso, responderam aos questionamentos da comunidade e tiveram oportunidade de apresentar com profundidade suas visões para a gestão superior do IFMA. 

Para a diretoria do SINASEFE, o momento foi importante para democratizar o processo eleitoral, garantir o acesso às informações sobre as candidaturas de maneira segura e clara, proporcionando interatividade entre os candidatos. “São importantes ações como essa para seguirmos no nosso propósito de garantir uma educação pública laica e de qualidade, assegurando um ambiente laboral saudável por meio da garantia de condições de trabalho dignas aos professores e servidores técnico-administrativos e uma educação de qualidade aos alunos”, enfatizou Pedro dos Remédios Ribeiro, diretor da entidade sindical.

O professor de Química e candidato, Helson Falcão, agradeceu às entidades pela organização do debate. Ele avaliou a atual situação da instituição e destacou ser “importante trazer as propostas de cada candidato para que todos conheçam e façam sua escolha”. O candidato Adroaldo Almeida, professor de História, disse que o momento foi importante para o debate democrático de ideias. “Essencial apresentar as proposições pra nossa instituição na perspectiva de fazer discussões que alimentem os colegas servidores e alunos com reflexões para que tomem a melhor decisão”, enfatizou. 

O próximo debate acontecerá no dia 10.08 (segunda-feira), às 19h. Algumas entidades formaram parceria para a organização da atividade, garantindo assim ampla divulgação, participação do corpo docente, discente e técnico-administrativo e um maior aprofundamento do debate. O período de campanha eleitoral finda no dia do último debate, 10 de agosto, razão pela qual será a última oportunidade para se conhecerem e avaliar propostas. As eleições envolvem também o processo de escolha das novas e dos novos representantes para os cargos de Reitor do IFMA e Diretoras e Diretores-Gerais dos campi. 

A votação ocorrerá no dia 12 de agosto, de forma remota com o uso do sistema “Helios Voting”. Para o pleito, estão inscritos 54 candidatos à Diretoria-Geral dos campi e 04 candidatos à Reitoria. A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 13 de agosto (assim que finalizada a apuração).Atualmente, o IFMA possui 29 campi, 03 Centros de Referência Educacional (em fase de implantação), 01 Centro de Referência Tecnológica (CERTEC) e um Centro de Pesquisas Avançadas em Ciências Ambientais, que estão distribuídos por todas as regiões do Maranhão.

O Instituto oferece cursos de nível básico, técnico, graduação e pós-graduação para jovens e adultos. A instituição possui mais de 70 grupos de pesquisa divididos em sete grandes áreas do conhecimento, além de desenvolver ações de extensão nas áreas de educação, cultura, lazer, direitos humanos, saúde, trabalho e empregabilidade.

O SINASEFE MONTE CASTELO assim contribui para que todos os servidores e estudantes do IFMA possam fazer escolhas conscientes e claras nas eleições que se aproximam.

Sem comentário para "SINASEFE seção Monte Castelo realiza primeiro debate histórico entre candidatos a reitor do IFMA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS