Zé Inácio classifica 100 mil mortes por Covid-19 no Brasil como tragédia do tamanho do desgoverno Bolsonaro

0comentário
Deputado Zé Inácio fez novamente duras críticas ao Governo Federal por avano da pandemia no país

“Subo mais uma vez a esta tribuna, desta vez para lamentar, para registrar, de forma consternada, que, no último sábado, dia 08 de agosto, o Brasil chegou a triste marca de 100 mil brasileiros mortos por conta do coronavírus. O consórcio de veículos de imprensa que tem monitorado os casos no Brasil anunciou no último sábado que o Brasil chegou a marca de 100.240 vítimas. Com essa marca o Brasil é o segundo país no mundo a atingir essa triste marca. Hoje, nós já temos mais de 101.800 mortes, mais de 3 milhões de   infectados e   são  números que chamam a atenção de  todos  nós,  brasileiros, e  de  todo o  mundo”. Assim o deputado Zé Inácio começou seu discurso na Assembleia Legislativa esta terça-feira (11).

o coronavírus no Brasil já matou mais do que a gripe espanhola, mais de que a guerra do Paraguai, matou mais  do que a  guerra  do Vietnã, que é  considerada  uma  das  guerras  que mais marcou a  história  mundial.  Em  dez  anos  de  guerra,  no Vietnã, morreram  59 mil  pessoas e  no Brasil  em apenas  5  meses são mais de  cem mil brasileiros  mortos, entre homens, mulheres, jovens,  crianças, idosos, na  sua  maioria pobres da  periferia,  negros que  não têm a  mesma  oportunidade  de  conseguir  um  bom  tratamento  de  saúde.

Zé Inácio destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) em meio a pandemia, que muito contribuiu para que centenas de vidas pudessem ser salvas, principalmente a dos mais pobres e que não dispõem de plano de saúde.

E criticou a forma como o governo federal tem tratado a pandemia. Com um posicionamento negacionista, Jair Bolsonaro não segue as orientações das instituições mundiais de saúde, como a OMS, além do mais, promover aglomerações, mostrando não ter nenhuma  preocupação e responsabilidade no enfrentamento dessa pandemia.

“O resultado do governo do presidente Jair Bolsonaro está aí, uma tragédia do tamanho do seu desgoverno. Ele não reconhecer  a dimensão da pandemia que estamos enfrentando, não tomou as medidas necessárias para fazer o enfrentamento e que pudesse ter evitado de  nesse momento termos tantas vítimas no nosso país. Esse momento é um momento de se lamentar, os recursos públicos que o Congresso Nacional aprovou na ordem de 39 bilhões de reais para o combate ao coronavírus, não foram aplicados sequer 30%. Dos 46 milhões de testes para que pudéssemos detectar no Brasil o número de infectados, foram feitos pouco mais de 12 milhões, uma falta de compromisso, com o povo brasileiro, uma falta de compromisso com a saúde pública do nosso País”, disse o deputado.

Minuto de silêncio

Por fim o parlamentar pediu que fosse feito um minuto de silêncio em homenagem aos mais de 100 mil brasileiros que perderam a vida por conta da Covid-19. 

“Senhor Presidente, para concluir, eu queria com a sua permissão e dos demais pares, que nós possamos fazer um minuto de silêncio em homenagem aos familiares e as mais de cem mil vítimas da covid-19. Há um levantamento que diz, que das mais de cem mil mortes, aí se envolve de cinco a dez pessoas em cada família. Nós estamos falando de mais de 600 mil pessoas, familiares, entre irmãos, primos, avós, pais, filhos que sofreram e sofrem com esse momento tão doloroso para todos nós”.

Sem comentário para "Zé Inácio classifica 100 mil mortes por Covid-19 no Brasil como tragédia do tamanho do desgoverno Bolsonaro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS