Dr. Gutemberg cria Lei para incentivar a doação de órgãos em São Luís

0comentário
Vereador Dr. Gutemberg quer ampliar acesso a transplantes em São Luís

‘Setembro Verde’ é o mês dedicado à doação de órgãos. O ponto alto da campanha é neste domingo, 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos. A campanha também integra o calendário municipal de São Luís por meio da Lei 6.187/2017, de autoria do médico e vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC).

O parlamentar destaca que com a pandemia da covid-19, no primeiro semestre deste ano, houve uma queda de 6,5% na taxa de doadores efetivos. Dr. Gutemberg também explica que um único doador pode salvar inúmeras vidas.

“São realizados vários testes para definir a morte encefálica da pessoa, que está na UTI com o cérebro morto, mas o coração batendo. Entendo que para a família é difícil aceitar a morte. Mas o coração desse familiar querido, que teve morte encefálica, pode dar vida a outra pessoa. Eu sou doador de órgãos e aceito que o ato de doar é um ato de amor e solidariedade”, esclarece Dr. Gutemberg.

Dr. Gutemberg também criou a Lei nº 325, ainda em 2013, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de materiais impressos nos hospitais, prontos socorros e clínicas médicas, estimulando a doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para transplantes, informando os procedimentos legais e os contatos da Central de Transplante.

“No Brasil, para ser doador de órgãos, é preciso conversar com a sua família e manifestar o seu desejo de doar. Doadores vivos podem realizar a doação de rim, parte do fígado e da medula óssea. No Maranhão, temos a Central de Transplantes, no Hospital Carlos Macieira. Os contatos são: 3268-6960/ 98424-6434”, completa o vereador.

Sem comentário para "Dr. Gutemberg cria Lei para incentivar a doação de órgãos em São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS