Maranhão registrou um estupro a cada 6 horas no 1° semestre deste ano

0comentário

O Maranhão registrou uma média de quase um estupro a cada seis horas no primeiro semestre de 2020. É o que aponta a mais recente edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado esta semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Foram nada menos do que 712 ocorrências nos 182 dias decorridos entre 1° de janeiro e 30 de junho.

De acordo com o levantamento, feito com base em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelo Tesouro Nacional, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública, foram 472 crimes dessa natureza cometidos contra vítimas que, em tese, não apresentavam limitação física ou mental, e 240 estupros de vulneráveis (crianças, deficientes físicos e/ou mentais, etc.).

Em relação às outras 26 unidades da federação, o Maranhão ocupa o 13° lugar no ranking nacional de estupros, que tem nas três primeiras posições São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Levando em conta apenas a região Nordeste, é o 4°, atrás de Bahia, Ceará e Pernambuco.

Queda

Em comparação com o primeiro semestre do ano passado, quando houve 917 casos de estupro no estado, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra uma queda de 22,4%.

Quanto aos estupros de pessoas consideradas sem limitação, também houve redução entre o primeiro semestre de 2019 e os primeiros seis meses deste ano. Nesse caso, o recuo foi de 30,1%. Já em relação aos estupros de vulneráveis, a diminuição foi muito menos significativa, de apenas 0,8% (dois casos a menos de janeiro a junho de 2020).

Abaixo, a tabela com os números e as comparações de dados:

Sem comentário para "Maranhão registrou um estupro a cada 6 horas no 1° semestre deste ano"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS