Psicólogo da Universidade Ceuma alerta para risco de comportamento obsessivo por excesso de exposição em redes sociais

0comentário
O psicólogo Gilberto Costa afirma que as redes sociais estão mudando a percepção das pessoas sobre o mundo real

O psicólogo e preceptor do curso de Psicologia da Universidade Ceuma, Gilberto Costa, analisa as consequências da exposição excessiva das pessoas nas redes sociais. O profissional alerta para distúrbios comportamentais comuns a muitos internautas, como o hábito de stalkear (perseguir) perfis de famosos ou não, o que pode ser extremamente nocivo ao convívio em sociedade e causar danos tanto a quem é perseguido, quanto a quem persegue.

Gilberto Costa ressalta que o mundo pós-moderno e suas revoluções começaram a afetar o modo como as pessoas enxergam a realidade. “Não é à toa que as redes sociais, os arranjos de relação, a maneira como a gente vê o outro, seja no ambiente virtual, seja na vida real, estão afetando a forma como percebemos o mundo”, observa.

Para o psicólogo, o fato de as pessoas estarem muito expostas nas redes sociais, onde não existe mais o privado, leva a comportamentos literalmente preocupantes, por seu caráter obsessivo.

Perseguição

Ele cita como exemplo de distúrbio comportamental a mania identificada pelo termo inglês stalkear, que traduzido para a língua portuguesa significa perseguir ou vigiar alguém, e é comumente utilizado por um nicho crescente de internautas. Gilberto Costa explica que a palavra remonta à década de 80, quando famosos e celebridades se sentiam invadidos por fãs, pois estes simplesmente perseguiam suas vidas.

Ainda de acordo com o psicólogo, o ato de stalkear pode transcender o ambiente virtual e ocorrer também no mundo real. “É um fenômeno em que o comportamento da pessoa se baseia em vigiar e, de uma certa forma, observar o comportamento de quem ele deseja, de uma situação a nível virtual ou até mesmo pessoal”, assinala. “Estamos lidando com uma situação de mão dupla, em que o perseguido se sente invadido, hoje, dentro da sociedade, e o perseguidor acaba desenvolvendo comportamentos que afetam a sua saúde mental”, complementa.

O especialista diz que ao assumir comportamentos obsessivos, o perseguidor acaba desenvolvendo distúrbios mentais ligados a sentimentos negativos, como medo, insegurança e raiva, que fazem com que as coisas saíam do seu planejamento e acabem afetando a vida do perseguido.

Amor ilusório

Gilberto Costa cita o termo erotomania, bastante empregado em psiquiatria e usado como intervenção pela psicologia, que define o comportamento de imaginar estar sendo amado por alguém e achar que, de uma maneira irreal ou fantasiosa, isso nos afeta. “O que eu posso dizer a essas pessoas é que elas devem realmente buscar ajuda, pois estamos lidando com um comportamento que não afeta só a vida de quem está perseguindo, mas também do perseguido”, enfatiza o profissional.

O psicólogo frisa, ainda, que as redes sociais favorecem a dar continuidade ao que imaginamos do outro, de maneira real. Mas ele pondera que há uma fenda enorme entre o que se vê na rede social e o que se vive. “O que eu vejo na rede social não é real. As pessoas postam o que querem postar, o que estão vivendo e o que querem mostrar”, ressalva.

Diz ainda Gilberto Costa que as pessoas que precisam stalkear ou vigiar veem uma realidade que pensam ser verdadeira, mas não é. Para ilustrar o caso, ele menciona uma série televisiva chamada “You”, exibida pela Netflix, que aborda justamente a obsessão a partir de um perfil em rede social. O psicólogo já disse ter se deparado com pessoas que se identificaram com o enredo e ficou preocupado. “Se a pessoa está fazendo isso, eu oriento procurar ajuda, pois é uma coisa muito séria”, adverte.

Sem comentário para "Psicólogo da Universidade Ceuma alerta para risco de comportamento obsessivo por excesso de exposição em redes sociais"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS