Maranhão já tem 72 denúncias de fura-fila na vacinação contra a Covid-19, aponta O Globo

0comentário
Ministério Público acompanha de perto a aplicação das doses da vacina contra o novo coronavírus no Maranhão e já apura dezenas de denúncias

Levantamento feito pelo jornal O Globo junto aos Ministérios Públicos e Ouvidorias Gerais dos estados aponta que o Maranhão já tem 72 duas denúncias de possíveis fura-fila desde o início da vacinação contra a Covid-19. Os maranhenses começaram a ser imunizados contra o novo coronavírus no último dia 18 de janeiro, quando o governador Flávio Dino (PCdoB), em uma cerimônia improvisada, realizada no estacionamento do Palácio dos Leões, determinou a aplicação das primeiras cinco doses, produzidas pelo Instituto Butantã, em quatro profissionais de saúde e em uma indígena.

Desde o início da vacinação, o Ministério Público do Maranhão acompanha de perto o andamento da campanha. O objetivo é identificar possíveis irregularidades na distribuição e aplicação das doses, além de outras violações. Investigação aberta por promotores especializados em defesa da saúde registrou, logo nos primeiros dias da vacinação, algumas denúncias de gente que pulou a vez e se vacinou na frente de quem verdadeiramente tinha o direito.

Repercussão

O caso de fura-fila de maior repercussão, até agora, envolveu o ex-prefeito de São Luís Tadeu Palácio, que apesar de ser médico oftalmologista, não íntegra os grupos prioritários incluídos na fase inicial. Ainda assim, ele foi imunizado logo na primeira semana da campanha e dias depois postou em suas redes sociais uma mensagem dizendo-se aliviado por ter tomado a dose.

Infográfico do jornal O Globo informa o número de denúncias de fura-filas já registradas desde o inicio da vacinação contra a Covid-19 no Maranhão

No momento, o Maranhão continua na primeira fase da vacinação, que contempla profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, idosos que vivem em asilos, indígenas, quilombolas e pessoas da terceira idade com idade mais avançada.

Os estados com maior número de denúncia de fura-filas desde o início da imunização contra o novo coronavírus são Rio Grande do Norte (640), Minas Gerais (589) e Rio de Janeiro (413). Em todo o país, já foram denunciados ao menos 2.982 casos de pessoas que se anteciparam irregularmente e tomaram as doses.

Sem comentário para "Maranhão já tem 72 denúncias de fura-fila na vacinação contra a Covid-19, aponta O Globo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS