Universidade Ceuma monta diagnóstico molecular da Covid-19 a convite do governo do Maranhão

1comentário
Pesquisador Lido Neto coordena a equipe de cientistas da Universidade Ceuma que trabalha na montagem do diagnóstico molecular da Covid-19

Reconhecida por seu know how em produção científica, a Universidade Ceuma foi convidada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a montar o diagnóstico molecular da Covid-19. Considerado um grande desafio por pesquisadores e estudantes da instituição, o trabalho já apresenta bons resultados.

Por meio do seu Laboratório de Infecções Respiratórias, vinculado ao Mestrado de Biologia Microbiana e ao Doutorado da Rede Bionorte, a Universidade Ceuma mantém duas importantes linhas de pesquisa, entre elas o desenvolvimento de drogas antivirais, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

De acordo com o professor e pesquisador Lido Neto, que está à frente da equipe, formada também por profissionais da área egressos da instituição, por seu histórico de vasta produção nesse campo da ciência, o Laboratório de Infecções Respiratórias tem cumprido a missão com extraordinária competência. “Era algo já realizado pela Universidade Ceuma a título de pesquisa”, destaca o cientista.

Lido Neto explica que para atender o convite da SES, foi montada uma estrutura condizente com a relevância da tarefa a ser cumprida. Foram providenciados equipamentos e todos os outros materiais necessários. “Além da infraestrutura, a maior parte dos funcionários que hoje fazem o diagnóstico molecular da Covid-19 é composta por ex-alunos”, salienta.

Vacinação

O pesquisador reitera que é extremamente necessário que todos se vacinem, pois a vacinação em massa é uma das principais estratégias de enfrentamento à pandemia, até que se atinja a chamada imunidade coletiva. Lido Neto ressalta que foi um grande avanço a descoberta de vacinas eficazes e recomenda à população que acredite na ciência e não tenha medo de se vacinar.

“Já existe uma luz no fim do túnel. Já conseguimos enxergar o final dessa pandemia, mas ainda não conseguimos sair dela”, adverte.

1 comentário para "Universidade Ceuma monta diagnóstico molecular da Covid-19 a convite do governo do Maranhão"


  1. Drive-thru do Ceuma supera marca de 20 mil doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas – Daniel Matos

    […] em São Luís e no Campus Imperatriz, e de ceder uma equipe de pesquisadores para montar o diagnóstico molecular da Covid-19, a convite da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a instituição de ensino superior cedeu […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS