Semapa reformula programa de cadeia produtiva durante entrega de sementes na Zona Rural de São Luís

0comentário
Durante a entrega das sementes, o secretário Liviomar Macatrão falou das inovações que já estão sendo postas em prática e reforçou a necessidade de acompanhamento dos pequenos produtores pelos técnicos da Semapa

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA) realizou, na última semana, a entrega de 300 sacos de sementes de feijão e milho (cada saco com 5kg da Sagrima), aos pequenos produtores da Zona Rural de São Luís. 

Os serviços de distribuição de sementes e disponibilização de técnicos foram apenas algumas inovações da gestão, elaborados durante as visitas aos polos de produção, ocasião em foram feitos diagnósticos com o intuito de promover melhorias para os pequenos produtores do local.  

Durante a entrega das sementes, o secretário Liviomar Macatrão falou das inovações que já estão sendo postas em prática e reforçou a necessidade de acompanhamento dos pequenos produtores pelos técnicos da Semapa. Macatrão comprometeu-se, ainda, com o novo enfoque que será dado às cadeias produtivas.

“Visitando os produtores logo no início da nova gestão, diagnosticamos que faltava orientação e maior acompanhamento dos técnicos agrícolas nos locais de plantio. Estar próximo dos pequenos produtores vai possibilitar uma maior motivação para eles. A partir de agora, fomentaremos ações técnicas, com maquinários (tratores) que foram disponibilizados pela Semapa a todos que foram cadastrados durante nossas visitas às comunidades”, informou.

Compromisso com resultados

De acordo com os diagnósticos levantados pelas equipes da nova gestão da Semapa, reforçados pelas palavras dos próprios produtores, as sementes que eram adquiridas após o período correto para o plantio, dificultando os resultados. 

O secretário adjunto da Semapa, Dilmar Araújo, disse que “as equipes da secretaria entraram em campo desde o momento da entrega das sementes. E permanecerão com os pequenos agricultores até o momento da colheita, em busca de melhores resultados”, afirmou o secretário adjunto.

Um novo conceito para atender a Zona Rural 

Para o Superintendente de Produção Hamilton Ferreira, a Semapa trouxe, por meio das visitas técnicas, um enfoque necessário para alavancar os resultados dos produtores. “Primeiro reorganizamos todo processo de fomento e assistência técnica dos produtores da Zona Rural, usando um pré-diagnóstico e fazendo o recadastramento de todos os produtores. Para isso, mobilizamos e redefinimos 10 distritos produtivos, disponibilizando três tratores para 300 produtores, assim, consolidando um novo conceito de cadeias produtivas, de onde iniciamos o conceito de hortifruticultura”, explicou ele.

Sem comentário para "Semapa reformula programa de cadeia produtiva durante entrega de sementes na Zona Rural de São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS