Prefeito Eduardo Braide entrega mais 30 leitos exclusivos para Covid-19 na Unidade Mista do Bequimão

0comentário
O prefeito Eduardo Braide e o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, na ala onde foram montados os novos leitos

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (4), mais 30 leitos exclusivos, entre enfermaria e suporte avançado, para o combate à Covid-19 em São Luís. Os novos leitos foram disponibilizados na Unidade Mista do Bequimão, que será referência para atendimento a casos moderados e graves. Com isso, a rede municipal de saúde chega a 110 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com coronavírus. O Plano Municipal de Enfrentamento às Síndromes Respiratórias prevê a abertura de 120 leitos na capital.

Leitos contam com as sistema para oxigenação dos pacientes que precisarem

Durante a entrega dos novos leitos, o prefeito Eduardo Braide destacou que os novos leitos vão contribuir para desafogar a rede de saúde na capital. “Estamos disponibilizando mais 30 novos leitos aqui na Unidade Mista do Bequimão, que conta com toda a estrutura necessária para atender desde o paciente que necessite de estabilização até aquele que precise de cuidados mais específicos como a utilização de respiradores e a necessidade de intubação. Encerrando a primeira etapa do nosso plano vamos entregar nos próximos dias mais 10 leitos de UTI no Hospital Universitário e o ambulatório de atendimento pós-Covid que também vai funcionar aqui na Unidade Mista do Bequimão”, disse.

Pacientes infectados e com sintomas do novo coronavírus têm estrutura de atendimento adequada

Para a implantação dos leitos, a Unidade Mista do Bequimão passou por ampla reforma e uma das alas da unidade foi destinada exclusivamente para receber os pacientes com síndromes gripais dividida nos setores de emergência e de urgência. Quem sentir sintomas de síndromes gripais, já pode se dirigir ao local, que já começou a atender pacientes. Lá, ele passará por triagem e receberá o encaminhamento adequado para o seu quadro clínico.

O setor de emergência conta com dois consultórios, sala de estabilização com um leito totalmente equipado, sala de observação com dois leitos, posto de enfermagem e farmácia. Já no setor de urgência são 30 leitos de internação divididos entre 14 de enfermaria e 17 de suporte avançado.

Capacidade do sistema de saúde municipal de São Luís aumentou com a instalação dos 30 novos leitos

A unidade conta com equipe multiprofissional para atender aos pacientes e equipamentos como respiradores e ventiladores, bem como cilindros de oxigênio para dar todo o suporte que os pacientes necessitarem de ventilação mecânica invasiva (intubação) e ventilação mecânica não invasiva (máscara de oxigênio).

O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, explicou que o momento requer que a população fique ainda mais atenta às medidas de prevenção. “A Prefeitura de São Luís tem feito a sua parte, readequando a rede municipal de saúde para garantir o atendimento e tratamento necessários a quem precisar, mas o ideal é que o menor número possível de pessoas precise ir a uma unidade de saúde. Por isso, o uso de máscaras, a higienização das mãos, o distanciamento social e de aglomerações são fundamentais”, informou.

O prefeito Eduardo Braide e o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, observam os leitos já devidamente instalados

A Unidade Mista do Bequimão conta, ainda, com o Ambulatório de Promoção e Reabilitação em Saúde para Pacientes, Familiares e Profissionais de Saúde. O objetivo deste serviço é garantir tratamento para as sequelas da doença nos pacientes recuperados, além de assistência para os traumas aos familiares e profissionais de saúde durante o processo de tratamento. O ambulatório está em fase final de estruturação e começaram a funcionar nos próximos dias.

Plano Municipal de Enfrentamento à Covid-19

Instalações vão reforçar a capacidade da rede municipal de saúde da capital de atender na pandemia

Dos 120 leitos a serem entregues, 110 já estão em funcionamento. A Prefeitura já abriu 50 leitos exclusivos para atendimento a pacientes com casos moderados e graves de Covid-19 no Hospital da Mulher (Anjo da Guarda), que foi definido como a unidade de referência da rede municipal de saúde para o tratamento destes pacientes. Os leitos se dividem em 30 de enfermaria, 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 de Suporte Avançado.

Também já estão em funcionamento mais 30 leitos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – Unidade Presidente Dutra (HUUFMA). Desse total, são 10 de UTI e 20 leitos de enfermaria. Mais 10 leitos de UTI serão abertos naquela unidade até o dia 10 de março.

Eduardo Braide e o Secretário de Saúde, Joel Nunes, dialogam com gestora da Unidade Mista do Bequimão sobre a disponibilização dos leitos

Também integra a rede exclusiva de atendimento a pacientes com síndromes gripais disponibilizada pela Prefeitura de São Luís, o Centro de Saúde José Carlos Macieira, na Avenida dos Africanos, – Sacavém, que é o primeiro dos cinco centros municipais de atendimento às síndromes gripais leves que serão implantadas na capital.

Sem comentário para "Prefeito Eduardo Braide entrega mais 30 leitos exclusivos para Covid-19 na Unidade Mista do Bequimão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS