Portuários paralisam operações no Porto do Itaqui para exigir vacina e contra privatização

0comentário
Trabalhadores mobilizados, exibindo faixas com suas reivindicações, em um dos berços do Porto do Itaqui

Trabalhadores portuários avulsos paralisaram, desde as 8h desta sexta-feira (7), as operações do Porto do Itaqui em protesto por vacinação contra a Covid-19 para a categoria e em repúdio à onda de privatizações dos portos brasileiros.

A paralisação envolve trabalhadores vinculados aos sindicatos de Estivadores dos Estivadores e dos Trabalhadores em Estiva de Minérios do Estado do Maranhão, dos Arrumadores de São Luís e dos Conferentes e Consertadores de Cargas e Descargas nos Portos de São Luís e Tutóia, entidades que representam as três principais categorias dos trabalhadores portuários avulsos do Porto de Itaqui.

A paralisação atingiu cerca de 300 portuários, de acordo com a liderança do movimento

De acordo com a liderança do movimento, as atividades no terminal estão paradas. Além de cruzar os braços, os trabalhadores realizaram uma breve passeata pela BR-135, nas imediações do porto, para chamar atenção para as suas reivindicações. A previsão é que a mobilização se estenda por duas horas.

Grupo de portuários exibe faixa com mensagem de repúdio à privatização dos portos públicos brasileiros

Em ofício enviado nessa quinta-feira (6) à categoria, ao Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) do Porto do Itaqui e à Empresa Maranhense de Administração Portuária (Então), os sindicatos anunciaram que, conforme decisão da plenária realizada pela Federação Nacional dos Estivadores (FENCCOVIB) e a Federação Nacional dos Portuários (FNP), na data de 28/04/2021, que paralisariam as atividades, das 8h às 10h, para protestar contra a falta
de vacina contra a Covid-19 aos trabalhadores e em repúdio à privatização dos portos administrados pela União e demais entes federativos.

Quanto às vacinação, as entidades alegam que os portuários estão na linha de frente de exposição à Covid-19 durante a execução do trabalho e que por isso já deveriam estar sendo imunizados. Ressaltam ainda que a atividade foi incluída pelo Governo Federal entre os grupos prioritários na fila da vacina contra o novo coronavírus.

Confira um dos momentos da passeata:

Sem comentário para "Portuários paralisam operações no Porto do Itaqui para exigir vacina e contra privatização"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS