Câmara de São Luís homenageia profissionais de Enfermagem

0comentário
Sessão em homenagem aos profissionais da enfermagem foi bastante prestigiada na Câmara Municipal de São Luís

A Câmara Municipal de São Luís prestou mais uma homenagem aos profissionais da área da Enfermagem no dia de hoje, 17. Durante a sessão plenária, o vice-presidente da Casa Legislativa, Dr. Gutemberg Araújo (PSC), entregou ao presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN), José Carlos Costa Araújo Júnior, uma placa em agradecimento e reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela categoria profissional em prol da Saúde da população, especialmente durante período atual de pandemia do novo coronavírus.

“É claro que gostaríamos de realizar uma grande homenagem no tocante ao quantitativo de pessoas, mas, infelizmente, por conta da pandemia, nós somos forçados a fazer reuniões com número reduzido de pessoas, mas que, do ponto de vista de simbolismo, reconhecimento e gratidão, realmente esta homenagem tem uma grande amplitude. Quero dizer que os senhores estão presentes em uma Casa que representa 1 milhão e 100 mil habitantes e que é a 4ª Casa Legislativa mais antiga do País”, disse Dr. Gutemberg

O parlamentar informou também, que tudo que tramita na Casa tem participação coletiva e a decisão é feita por todos os vereadores. “Não existe qualquer instrumento nesta Casa que possa ser aprovado simplesmente por iniciativa de um vereador. É necessário o apoio integral dos vereadores, como foi nas 30 horas semanais da Enfermagem, na Lei do Repouso Digno da Enfermagem, na Semana Municipal da Enfermagem, e como tem sido com os projetos que estão em tramitação nesta Casa sobre o Dia do Enfermeiro e o Dia do Técnico de Enfermagem.  Eu sempre digo que as questões da Saúde são muito amplas e precisam ser conduzidas por uma quantidade muito grande de pessoas representativas”, disse Dr. Gutemberg Araújo.

Piso salarial

O vice-presidente da Câmara de São Luís ainda destacou que, além de homenagens como a que Casa Legislativa prestou na manhã de hoje, a categoria também necessita que seja aprovado no Senado Federal o Projeto de Lei 2564, que cria o piso nacional para profissionais de Enfermagem e fixa em 30 horas semanais a jornada de trabalho para a categoria.

“Esta Casa se compromete a ir buscar os apoios necessários junto aos seus parlamentares, sejam deputados ou senadores, para somar na luta de vocês. Estamos irmanados nestas lutas”, afirmou Gutemberg Araújo.

Agradecimento

Após receber a placa, o presidente do COREN, José Carlos Costa Araújo Júnior, agradeceu em nome dos mais de 60 mil profissionais de Enfermagem existentes no Maranhão, e ainda dedicou a homenagem aos que foram a óbito por conta do trabalho desenvolvido durante a pandemia do novo coronavírus. Ele também aproveitou o momento de fala na tribuna para solicitar o apoio dos parlamentares de São Luís para que auxiliem de alguma forma na aprovação do PL 2564, que está tramitando no Congresso Nacional.

“Agradeço ao Dr. Gutemberg Araújo, ao presidente da Casa, Osmar Filho, e aos demais parlamentares pela homenagem. Agradeço em nome dos mais de 63 mil profissionais da Enfermagem no Maranhão, e também aos mais de 25 que faleceram em virtude da Covid-19. Quero deixar registrado que o profissional da Enfermagem nunca deixa a guerra. Por mais que no ambiente hospitalar esteja uma guerra, o profissional de Enfermagem não abandona seu paciente. Nós estamos aqui como representantes do COREN para dizer a esta Casa que temos buscado melhorar este cenário pandêmico e queremos também acabar com a Covid-19; mas isso não depende somente de nós e, sim, de cada um de vocês, cidadãos ludovicenses”, afirmou José Carlos Costa Araújo Júnior.

Ao agradecer ao Dr. Gutemberg por ter sido um militante das 30 horas semanais em São Luís, ele afirmou que o Projeto de Lei 2564 é um retrato da dignidade para o profissional “e, aqui, gostaria de pedir o apoio dos vereadores que puderam nos auxiliar de alguma forma para que o PL 2564 possa ser aprovado no Congresso Nacional”, assinalou o presidente do COREN.

Reconhecimento

Vereador Dr. Gutemberg Araújo é autor do projeto de lei que concede jornada de trabalho de 30.horas aos trabalhadores da enfermagem

Os parlamentares presentes na sessão tiveram a oportunidade de se manifestar para parabenizar, reconhecer e agradecer os profissionais da Enfermagem pelo trabalho prestado em prol da Saúde da população. O vereador a utilizar a fala foi o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós. “Os profissionais da Enfermagem são a personificação do enfrentamento à Covid-19. Vocês demonstram esforço e muita dedicação no trabalho. Vocês que têm cumprido fielmente o juramento que fizeram. Precisamos valorizar o trabalho destes profissionais e ainda apoiar a luta pelo piso salarial e por melhores condições de trabalho”, assinalou.

Já o vereador Antonio Garcez (PTC), informou que teve Covid e destacou a dedicação que profissionais da Enfermagem tiveram com ele enquanto estava acometido da doença. “Parabéns pelo trabalho que desenvolvem. Continuem firmes, pois precisamos de vocês”, disse. A vereadora Rosana da Saúde (Republicanos), também parabenizou a categoria. “Não sei o que seria de nós sem vocês! Parabéns a todos os profissionais da Enfermagem! Que Deus abençoe todos vocês”, declarou.

“Gostaria de reforçar tudo o que já foi dito aqui e ainda dizer que conheço o trabalho do Coren. Gostaria de parabenizar os profissionais da Enfermagem e destacar que eles precisam de aplausos, mas, precisam muito mais de piso salarial. Quero deixar meus parabéns por toda a mobilização e luta da classe em busca dos seus direitos. Sucesso! Eu acredito na luta de vocês”, assinalou o vereador Marcial Lima (Podemos). Já a parlamentar Karla Sarney (PSD), além de parabenizar os profissionais da categoria, também aproveitou a oportunidade para demonstrar que apoia a luta deles junto à bancada federal. “Quero reforçar que dou meu apoio junto à bancada federal para que haja aprovação do PL 2564”, declarou.

Já Silvana Noely, vereadora do PTB, destacou que terá uma reunião hoje com o senador do Maranhão Weverton Rocha (PDT), e que conversará com ele sobre a questão da aprovação do PL 2564. “Gostaria também de parabenizar a categoria, porque, depois de Deus, devemos nossas vidas a vocês. Obrigada pela dedicação de vocês durante o trabalho”, agradeceu.

“Sou dentista, e minha esposa é enfermeira. Podem ter certeza que conheço a luta de vocês. Os profissionais de Enfermagem são de grande relevância para o país por serem a espinha dorsal da Saúde. Acrescento que causa do piso salarial nacional para categoria, é desta Casa também. Nós, vereadores, damos todo o apoio”, afirmou o vereador Octávio Soeiro (Podemos). Marlon Botão (PSB), tratou de questões semelhantes no discurso. “Estamos juntos pela valorização da categoria. A Câmara de São Luís já avançou no que tange à jornada de 30 horas semanais para profissionais da Enfermagem e, agora, dou meu apoio para que o PL 2564 passe no Senado. Se Deus quiser, este projeto de Lei será aprovado”, assinalou.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade Marcone Vilharins, enfermeiro do Hospital Universitário e representante do Secretário de Saúde do Município, Joel Nunes; Kelly Inaiane Santos, enfermeira e tesoureira do Coren; Beatriz Almeida, enfermeira e conselheira do Coren; Deusdede Fernandes da Silva, secretária do Coren, e Frederico Carneiro, procurador do Coren.

Sem comentário para "Câmara de São Luís homenageia profissionais de Enfermagem"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS