Laboratório identifica cepa indiana da Covid-19 em tripulação de navio ancorado no Maranhão

3comentários
Tripulantes do navio “MV SHANDONG DA ZHI” estão contaminados pela variante indiana da Covid-19 e um dos três que foram encaminhados a um hospital particular de São Luís está na UTI

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, na manhã desta quinta-feira (20), que o Instituto Evandro Chagas, de Belém (PA), identificou a presença da variante indiana da Covid-19 (B.1.617.2) em amostra coletada na tripulação do navio “MV SHANDONG DA ZHI”, de bandeira de Hong Kong, ancorado no litoral do Maranhão. Dos 24 tripulantes da embarcação, todos de nacionalidade indiana, 15 testaram positivo para o novo coronavírus e pelo menos três foram encaminhados a São Luís para tratamento.

De acordo com nota divulgada pela SES, das seis amostras com maior carga viral enviadas ao Instituto Evandro Chagas para sequenciamento genômico, todas apresentaram resultado positivo para a cepa B.1.617.2, considerada rara e letal.

Na Índia, país de origem da tripulação do “MV SHANDONG DA ZHI”, autoridades de saúde e sanitárias atribuem à variante o registro de 380 mil casos e 3.900 mortes por dia.

Quanto às medidas tomadas em relação ao hospital privado da capital para onde três tripulantes infectados foram encaminhados, a secretaria informou que iniciou a testagem de todos os profissionais que tiveram contato direto e/ou indireto com os pacientes, dois dos quais já tiveram alta e um permanece internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Quarentena

Sobre os 23 tripulantes que estão no navio, a SES reafirma que todos estão em quarentena, isolados em cabines individuais. Destes, dois apresentam sintomas leves e 12 seguem assintomáticos. A pasta acrescenta que a Vigilância Sanitária Estadual notificou a empresa responsável pelo navio quanto à proibição do mesmo atracar na área portuária de São Luís.

O Ministério da Saúde já foi comunicado das medidas adotadas e já determinou o deslocamento de uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) para a capital maranhense.

A SES informa, por fim, que não há identificação de transmissão local da variante indiana.

Abaixo, a nota da SES:

3 comentários para "Laboratório identifica cepa indiana da Covid-19 em tripulação de navio ancorado no Maranhão"


  1. Bomba: três navios vindos da Índia aguardam para atracar na região portuária de São Luís – Daniel Matos

    […] para atracar na região portuária de São Luís. A variante indiana, considerada rara e letal, foi identificada em seis tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi, de bandeira de Hong Kong, vindo da Malásia, também ancorado na área de fundeio, a 50 […]

  2. Três navios vindos da Índia aguardam para atracar na região portuária de São Luís – Siga Notícias

    […] para atracar na região portuária de São Luís. A variante indiana, considerada rara e letal, foi identificada em seis tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi, de bandeira de Hong Kong, vindo da Malásia, também ancorado na área de fundeio, a 50 […]

  3. Perigo: Três navios vindos da Índia aguardam para atracar na região portuária de São Luís – Maranhão em Destaque

    […] atracar na região portuária de São Luís. A variante indiana, considerada rara e letal, foi identificada em seis tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi, de bandeira de Hong Kong, vindo da Malásia, também ancorado na área de fundeio, a 50 […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS