O vereador Marcial Lima (Podemos) foi recebido pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, para um diálogo sobre temas importantes relacionados ao ensino. Na conversa, Felipe Camarão fez uma previsão otimista sobre o retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais, que, segundo ele, pode ocorrer em agosto.
O secretário informou a Marcial Lima que a vacinação de professores e demais profissionais do ensino público do Estado contra a Covid-19 está avançando, inclusive com a aplicação da segunda dose, e a expectativa é que seja concluída até o fim de julho.
“Diante desse quadro e da vacinação de outros grupos da nossa população, já podemos começar a planejar o retorno das aulas presenciais para agosto”, previu.
Outro assunto abordado foi a municipalização do ensino fundamental, processo ainda não finalizado em São Luís. Felipe Camarão informou que iniciou tratativas sobre a questão com a vice-prefeita e ex-secretária municipal de Educação, Esmênia Miranda, e dará continuidade à discussão com o atual titular da Semed, Marco Moura, a fim de concretizar o plano de transferir à prefeitura a gestão das escolas de ensino fundamental que ainda estão vinculadas ao Estado.
O secretário da Seduc citou como exemplo a escola Estado do Pará, no bairro Liberdade, uma das unidades de ensino fundamental administradas pelo governo estadual que serão entregues à administração municipal.
Assista:
O prédio do Estado do Pará já está vazio, pois a escola funcionará na Quarto centenário. A comunidade da Liberdade está ansiosa para saber quando a Semed pretende fazê-lo funcionar, espera-se que os alunos que são matriculados no anexo do Santa Teresinha, sejam remanejados para o prédio do estado, pois o prédio onde funciona o anexo não tem as mínimas condições estruturais de continuar abrigando a escola uma vez que ele está muito deteriorado, janelas quebradas, o sistema elétrico comprometido e precário, além de ser um imóvel alugado. O Mário Andreazza também não está muito bom precisa de uma reforma. Até o momento não se viu ou ouviu dizer que veio alguém da Semed à Liberdade averiguar o prédio e dizer para os país e responsáveis se pretendem fazer a remoção dos alunos, ou não.