Alumar comemora 41 anos de implantação e 25 anos do seu Parque Ambiental

0comentário

O Consórcio tornou-se referência em segurança, ambiente de trabalho, responsabilidade socioambiental e excelência operacional

Alumar comemora 41 anos como marco de crescimento econômico, social e ações de sustentabilidade

O Consórcio de Alumínio do Maranhão, um dos maiores complexos de produção de alumina do mundo, e o seu Parque Ambiental comemoram aniversário. Formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32, ao completar 41 anos, no dia 31/07, a Alumar representa um marco no crescimento econômico e social, na história recente do estado. 

Com a maior reserva ecológica do Brasil construída dentro de uma fábrica, o Consórcio, também, celebra no dia 30/07, 25 anos do Parque Ambiental Alumar.

Parque e Fábrica se complementam e, juntos, trabalham em direção à sustentabilidade e o desenvolvimento do Maranhão.

Investimentos, parcerias, pesquisas, geração de emprego e renda, qualificação profissional e ações sustentáveis na fabricação da alumina deram à Alumar, ao longo de sua trajetória, seu caráter de liderança no segmento. De maneira ativa e participativa, a Alumar conquistou excelência operacional por meio do absoluto respeito pela vida, diversidade, meio ambiente e sustentabilidade, além de intensa participação nas comunidades com foco nas áreas da educação, geração de emprego e renda e engajamento.

Consciente da sua responsabilidade social, a Alumar se destaca investindo em pessoas e criando canais e oportunidades para aprimorar as habilidades e conhecimentos de seus colaboradores e prestadores de serviços. Valorizamos a mão-de-obra local e, por isso, mais de 90% de nossos colaboradores são maranhenses.

Uma das instalações do Parque Ambiental da Alumar, referência em sustentabilidade há 25 anos

A Alumar se posiciona de maneira ativa ao incentivar um ambiente de trabalho diverso e inclusivo como objetivo de promover igualdade de oportunidades, independente de gênero, etnia, raça, cor, deficiência, religião ou qualquer outra característica. “Um ambiente dinâmico é o reflexo da nossa sociedade, logo ele impulsiona o aprendizado e podemos transformá-lo em um diferencial para os negócios”, afirma o diretor da Alumar Helder Teixeira. Os valores da empresa: Agir com Integridade, Trabalhar com Excelência e Cuidar das Pessoas, estão instaurados no dia-a-dia de cada um de seus colaboradores.

Recorde histórico

Na operação, a Alumar iniciou o ano registrando um recorde histórico. Ao longo de 2020 o Consórcio de Alumínio do Maranhão produziu três milhões oitocentas e cinquenta mil toneladas de alumina, representando um aumento de 4,6%, em comparação ao ano anterior, equivalente a 10.514 toneladas/dia de produção. Na esteira da Refinaria, o Porto Alumar também bateu recorde elevando para quinze milhões e trezentas mil toneladas de carga movimentada. Os resultados excepcionais refletiram o empenho dos colaboradores do Consórcio que não se deixaram abater frente aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Segundo Helder Teixeira, “tivemos que nos reinventar diante de tantas adversidades e fomos além, demonstrando uma incrível capacidade de resistência e de reagirmos positivamente”. 

Em matéria de segurança do trabalho, a Alumar tem sido referência entre as fábricas da Alcoa. “Trabalhamos para assegurar uma operação ajustada às modernas tecnologias, renovada continuamente para obter uma produção eficiente e segura para todos”, explica.

Parque Ambiental, 25 anos de educação ambiental e preservação da natureza

Reconhecido como uma parte remanescente da Mata Amazônica no estado, o Parque Ambiental Alumar é um santuário ecológico com 1.8 mil hectares de manguezais, mata de capoeira e mata de várzea que abriga centenas de espécies de aves, mamíferos, repteis e anfíbios. Alguns deles ameaçados de extinção. Um projeto cercado de carinho e cuidadoso nos detalhes, o Parque se transformou num patrimônio para a cidade de São Luís como a maior reserva de preservação da biodiversidade da ilha.

A sua concepção buscou interagir com a comunidade, por meio de incentivo às atividades educativas de preservação da área verde, fato que tem se confirmado ao longo desses 25 anos. Desde a sua inauguração, o Parque Ambiental recebeu mais de 160 mil visitantes entre colaboradores e seus familiares, além de estudantes, professores e comunidades vizinhas, tornando-se um centro de referência em educação ambiental, preservação e pesquisa.

Parque Ambiental é um espaço de visitação concorrido e tem equipe de monitores capacitada para atender o público

Para a gerente de Meio Ambiente, Segurança, Relações Institucionais e Security, Dulcimar Soares, “ao preservar o ambiente natural, criando um modelo de produção em harmonia com o meio ambiente, o Parque traduz a política ambiental e de sustentabilidade praticada pela Alumar, demonstrada na solidez do relacionamento do Consórcio com a comunidade”.

Sobre a Alumar

O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001. Em 2019, obteve a certificação ASI, (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

Sem comentário para "Alumar comemora 41 anos de implantação e 25 anos do seu Parque Ambiental"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS