Deputado Wellington volta a cobrar de Flávio Dino fornecimento de medicamentos aos pacientes com doenças raras no Maranhão

0comentário

O deputado estadual Wellington do Curso voltou a cobrar do Governo do Estado e da Secretária de Saúde do Estado, o restabelecimento do fornecimento de medicamentos de uso contínuo destinado ao tratamento de pacientes com doenças raras e crônicas. A cobrança foi formalizada através da indicação nº 5.443/2021 protocolada na Assembleia Legislativa.

De acordo com o parlamentar, trata-se do medicamento Mesacol, de uso contínuo e destinado ao tratamento de uma determinada doença crônica. Segundo os pacientes e seus familiares, a Secretária de Saúde do Estado deixou de fornecê-los sem qualquer justificativa.

“Mais uma vez estamos cobrando do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde do Estado o restabelecimento do fornecimento de medicamentos de uso contínuo aos pacientes portadores de doenças crônicas e raras. A solicitação aqui apresentada é de maranhenses que necessitam do medicamento Mesacol – mesalazina para o tratamento de uma doença crônica chamada Retocolite Ulcerativa ou Crohn. Esses pacientes estão tirando dinheiro do seu sustento para arcar com o alto custo de medicamentos que deveriam ser fornecidos pelo Governo do Estado. Por exemplo: um paciente, com a doença em estado inicial, consome 90 comprimidos por mês. Cada caixa vem apenas 30. O gasto mensal é de, em média, R$ 579,00. Imaginem só o que isso signifique para quem tem que sobreviver com apenas um salário mínimo. Nós já havíamos solicitado ao Governo em oportunidades anteriores que desse atenção especial ao fornecimento de medicamentos. Inclusive, fizemos uma representação no Ministério Público para obrigar Flávio Dino a conceder remédios. Para quem não necessita, talvez seja irrelevante a disponibilização ou não de medicamentos. No entanto, para quem precisa é essencial. Sabemos que a saúde nessas unidades é dever do Governo do Estado e é por isso que estamos aqui cobrando a efetividade desse direito”, disse Wellington.

Sem comentário para "Deputado Wellington volta a cobrar de Flávio Dino fornecimento de medicamentos aos pacientes com doenças raras no Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS