Prato colorido: saúde e beleza à mesa

0comentário

No Dia Mundial da Alimentação curso de Nutrição de Centro Universitário promove ação de incentivo à alimentação equilibrada

Prato saudável é aquele em que os alimentos apresentam variação de cores,. segundo professora e nutricionista

Chegou a hora do almoço. Ao se servir, o que prefere? Um prato recheado e colorido com legumes e verduras? Ou a praticidade do fast food pesa mais na escolha da refeição?

Você já deve ter escutado que os pratos coloridos são mais saborosos, não é mesmo? Começando pelo simples fato de que eles atraem muito mais os olhos e o paladar. 

A grande variedade de cores no seu prato também tem um significado muito importante para sua saúde, como o alto valor nutricional da refeição. Quanto mais cores, mais tipos de nutrientes você estará ingerindo.

Os nutrientes por trás das cores:

Amarelo/ Marrom

Os alimentos como feijão, cereais integrais e soja que têm  coloração amarelada e marrom são fontes de vitamina E, vitaminas do complexo B e de minerais como magnésio e o selênio. 

Alimentos brancos como o arroz, pão, macarrão são ricos em energia ou em proteínas e cálcio, como é o caso do leite e seus derivados.

Alimentos de cor laranja como o mamão, a laranja, a cenoura e o caju são fontes ricas em vitamina A e C, além de betacaroteno.

Cores verdes como a couve, brócolis, espinafre e alface são fontes de fibras alimentares e vitamina K. Os verdes mais escuros são ricos em nutrientes como ferro, cálcio e ácido fólico.

Alimentos de coloração vermelha, goiaba, morango e goiaba são fontes riquíssimas de licopeno, antioxidantes naturais e vitamina C.

Já o açaí, berinjela, a uva, amora de coloração roxa são excelentes antioxidantes naturais importantes para a nossa saúde, além de fontes de resveratrol e antocianina.

Alunos obtêm informações sobre poder nutricional dos alimentos

Para a professora do Curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio São Luís, Gabriele Rocha, montar um prato colorido também pode ajudar e facilitar a alimentação das crianças. O colorido acaba chamando a atenção dos pequeninos e, consequentemente, ensinando-os a manter uma alimentação saudável. “O prato colorido pode ser um estímulo para as crianças já que elas são atraídas pelos sentidos. Então, tudo que é mais atrativo faz com que essa criança tenha mais interesse, maior curiosidade em querer consumir”, explicou.

Por falar nisso, o Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro e em alusão a essa data, alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio São Luís realizaram, nesta sexta-feira (15), uma exposição para falar da importância de se manter bons hábitos alimentares.

“A sociedade precisa ter consciência sobre a necessidade e a importância de inserir uma alimentação saudável o mais precocemente possível. Desde a infância e ao longo da vida, a gente precisa dar ênfase a uma alimentação adequada, pois é por meio dessa alimentação que a gente consegue ter melhor qualidade de vida e, também, prevenir doenças, principalmente, as doenças crônicas e transmissíveis”, destacou Gabriele.

Durante a exposição, os alunos puderam colocar em prática o que aprenderam em sala de aula montando variadas opções de pratos saborosos e de dar água na boca.

“Foi uma experiência muito prazerosa. Preparamos sugestões de café da manhã saudável. Minha equipe procurou trazer frutas que sejam de fácil aquisição das pessoas. Trouxemos também o manuê, que faz parte do cotidiano do nordestino. Uma forma de diversificar o café da manhã substituindo  o tradicional pão, pelo beiju ou cuscuz”, frisou a estudante do 4º período do curso de Nutrição, Yasmin Neves.

Semana Nacional da Alimentação traz essa reflexão sobre necessidade de termos uma alimentação adequada e saudável.

A Semana Nacional da Alimentação traz essa reflexão sobre quão fundamental é ter uma alimentação adequada e saudável.

Bom, agora que você já sabe dos benefícios de uma alimentação rica em nutrientes, que tal começar hoje mesmo elaborando um prato delicioso com receitas coloridas garantindo mais qualidade de vida, enchendo os olhos, alimentando o corpo e a mente com saúde. 

Sem comentário para "Prato colorido: saúde e beleza à mesa"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS