A escolha de Brandão (Lula e Brandão no Maranhão)

1comentário

Por Marlon Botão*

O líder político Marlon Botão vê maior clareza no cenário político para a sucessão estadual após anúncio de apoio de Flávio Dino a Carlos Brandão

Com a confirmação do nome de Carlos Brandão (PSDB) como o indicado do governador Flávio Dino (PSB) para a sucessão no Palácio dos Leões, as peças do tabuleiro eleitoral do Maranhão começam a avançar de forma mais clara. Mesmo com outros quatro pré-candidatos governistas que também esperavam receber o apoio, Flávio Dino deve conseguir manter a harmonia – na medida do possível – entre os 13 partidos que compõem a base do seu governo. Isso porque ele soube conduzir com muita inteligência e diálogo todo o processo que culminou no anúncio do nome de Carlos Brandão como o seu indicado.
.
No anúncio, Dino informou que outras reuniões com os partidos da base devem ocorrer durante todo o mês de janeiro, o que mostra como o governador está disposto a ouvir opiniões divergentes, mas tudo indica que a escolha de Brandão será mantida. Uma decisão que avalio como bastante acertada.
.
Como já expus em outros momentos, acredito que a eleição de Carlos Brandão será importante por três pontos principais: ela vai significar a continuidade do legado do governador Flávio Dino, já que Brandão participou ativamente de todas as políticas públicas estruturantes do governo, ao mesmo tempo em que fortalece o campo progressista no estado e serve como transição para as lideranças mais jovens – como o senador Weverton Rocha (PDT), o secretário Felipe Camarão (PT), o ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr. (PSD) e o secretário Simplício Araújo (SD).
.
Questões partidárias
.
Resolvidas as questões internas do campo progressista maranhense, será a vez de Carlos Brandão definir por qual legenda sairá candidato em 2022. Depois de oito anos de um trabalho engajado no combate às desigualdades sociais ao lado de Flávio Dino, com destaque aos programas de transferência de renda e de empoderamento dos mais pobres, a atuação política de Carlos Brandão tem se distanciado cada vez mais do que defende a pauta liberal do seu atual partido, o PSDB.
.
Vale lembrar que o PSDB tem o governador de São Paulo, João Dória, como o seu representante máximo. O mesmo Dória que foi eleito em 2018 sob o epíteto “BolsoDória”, tamanha era a sua proximidade com o então deputado federal Jair Bolsonaro (PL).
.
Carlos Brandão, evidentemente, lembra muito bem disso. Não foi por acaso que ele apoiou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nas prévias do PSDB para definir quem seria o candidato à Presidência da República pelo partido (das quais Dória saiu vencedor).
.
É notória a desconexão de Carlos Brandão com os rumos que o PSDB tomou nos últimos anos. E foi justamente essa desconexão que lhe garantiu, no meu modo de ver, o que era necessário para fazer um bom trabalho no governo do Maranhão ao lado de Flávio Dino. Nesses últimos (quase) oito anos, Brandão se mostrou um político engajado e sensível às causas sociais. Soube entender a sua missão como vice-governador do estado mais pobre da federação, e atuou para transformar para melhor a realidade da nossa gente.
.
Ao lado de Flávio Dino, Carlos Brandão ajudou a implementar programas importantíssimos como o “Mais Renda”, “Água para todos”, “Bolsa Escola”, “Banco de Alimentos”, “Iemas”, “Rua Digna”, “Escola Digna” etc etc. Políticas públicas reconhecidas nacionalmente, e que representaram um momento de virada para a nossa população.
.
É por isso que, neste momento, em que se avizinham eleições tão importantes para o Maranhão e para o Brasil, o melhor lugar para Carlos Brandão continua sendo ao lado de Flávio Dino. Torço para que o vice-governador tome a decisão de acompanhar Flávio Dino em sua filiação ao PSB, um partido que representa tudo o que ambos têm defendido nesses dois mandatos à frente do governo do Maranhão.
.
Lula no Maranhão
.
Esse gesto de Carlos Brandão (de filiar-se ao PSB) certamente fortalecerá ainda mais a sua candidatura, e também abrirá espaço para o apoio do ex-presidente Lula (que tem aprovação superior aos 70% no Maranhão) ao seu nome dentro do estado.
.
Num cenário ideal, teremos Lula na presidência, Carlos Brandão no Palácio dos Leões, Flávio Dino e Weverton Rocha no Senado; Felipe Camarão, Edivaldo Holanda Jr. e Simplício Araújo na Câmara Federal.
.
Com Lula e Brandão, o Maranhão e o Brasil seguirão fortes para 2022.

* Líder político, comunicador e ex-secretário de Cultura de São Luís

1 comentário para "A escolha de Brandão (Lula e Brandão no Maranhão)"


  1. Fábio Costa

    Como dizem, no que diz respeito à sucessão para o Governo do Maranhão, sonhar é de graça…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS