UFMA lança portal “Saúde Para Você”, dedicado ao tema saúde mental, covid e pós-covid

0comentário

A Universidade Federal do Maranhão lança, nessa sexta-feira, 21, às 15h30, no canal da UFMA, no YouTube, o portal Saúde Para Você.  Trata-se de um portal cujo conteúdo é dedicado ao tema saúde mental, covid e pós-covid, com iniciativas voltadas à saúde dos docentes, discentes, técnicos-administrativos e profissionais de saúde do Hospital Universitário. Reúne webinários, ações de assistência estudantil e serviços prestados ao longo da pandemia com foco na saúde mental.

A proposta de criação do novo portal surgiu pela necessidade de subsidiar a aquisição de conhecimentos ao corpo docente, aos técnicos-administrativos, discentes da UFMA e profissionais do Hospital Universitário e garantir informações e orientações educacionais, fazendo uso de diversas modalidades de objetos de aprendizagem interativos, como cursos, treinamentos, webinários, entre outras iniciativas ligadas ao combate à Covid-19 e à pós-pandemia, com foco na saúde psicológica e física de sua comunidade acadêmica e da administração.

MULTIDISCIPLINAR – A plataforma foi desenvolvida por meio de uma equipe multidisciplinar de profissionais que atuam nas esferas de Tecnologias na Educação, Pedagogia, Tecnologia da Informação (TI), Comunicação, Administração e Design, entre outras. Segundo o reitor Natalino Salgado, esta é mais uma ação da gestão para apoiar professores, estudantes e técnicos da Universidade em tempos de pandemia. “Desde o início da pandemia, a UFMA priorizou a vida e a saúde da comunidade acadêmica. O projeto que ora lançamos pretende ser um espaço permanente para a atenção à saúde de estudantes, professores, técnicos-administrativos e profissionais do HU, que será de grande utilidade, hoje, e pós-pandemia da Covid-19”, disse.

O lançamento do portal será precedido do webinário “O cuidado em saúde mental no contexto pandêmico atual”, com a professora doutora Sandra Fortes (UERJ), coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde e colaboradora em saúde mental da OPAS-OMS.

O Portal

O Portal pode ser acessado pelo endereço saudeparavoce.ufma.br. Ele será dividido por seções contendo informações sobre o projeto, notícias, a equipe multidisciplinar que atua no projeto, os objetivos, o público-alvo, a motivação da criação do portal, assistência estudantil, webinários, assistência aos docentes e técnicos-administrativos, material com perguntas e respostas dos profissionais que atuam diretamente com o tema covid-19, entre muitos outros assuntos de interesse da comunidade, não só acadêmica, mas de todo o estado.
O “Saúde para Você” será lançado oficialmente, nesta sexta-feira, 21, no canal da UFMA, no YouTube, às 15h30.

O Projeto

A Universidade Federal do Maranhão, reconhecendo a gravidade da crise de saúde pública imposta pela Pandemia do novo coronavírus (Covid-19), doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, que, desde dezembro de 2019, tem causado repercussões na saúde de todos os brasileiros, desenvolve mais uma ação de promoção de saúde direcionada aos seus servidores e discentes com o lançamento do Portal Saúde para Você.

A rápida disseminação do novo coronavírus e de suas variantes por todo o mundo, as incertezas sobre como controlar a doença e sobre sua gravidade, além da imprevisibilidade acerca do tempo de duração da pandemia e das suas repercussões, caracterizam-se como fatores de risco à saúde da população, entendendo que a saúde física e mental são componentes indissociáveis.

É importante o reconhecimento de que as mudanças nas modalidades de trabalho e estudo foram necessárias, e a UFMA, também, ainda está se adaptando às novas realidades impostas pela pandemia e às diversas modificações nas diferentes áreas da vida. Nesse contexto, sentimentos e emoções sobre esses eventos podem causar à sociedade sofrimento, interferir no trabalho, nos estudos e, por isso, precisam de cuidados.

A Universidade, por meio do Portal Saúde para Você, oferece à comunidade acadêmica e aos seus servidores um espaço de compartilhamento de informação em saúde sobre a Covid-19 e suas repercussões na qualidade de vida, bem como oportuniza uma reflexão sobre o cuidado em saúde mental que tem afetado as pessoas, cotidianamente. Dessa forma, reconhece e valoriza o impacto dessa emergência sanitária, o sofrimento psíquico advindo dos seus desdobramentos e os desafios vivenciados pela sua comunidade.

O portal “Saúde Para Você” é voltado para os docentes, técnicos-administrativos e discentes da UFMA, profissionais do Hospital Universitário, e demais interessados na temática sobre saúde mental, covid-19 e cuidados pós-covid.

Sem comentário para "UFMA lança portal “Saúde Para Você”, dedicado ao tema saúde mental, covid e pós-covid"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS