Secretário de Flávio Dino prega tolerância religiosa e ignora que chefe já censurou tambor

0comentário
Adeptos de religiões de matriz africana em ato em frente ao Palácio dos Leões

O secretário de Estado de Direitos Humanos, Chico Gonçalves, fez uma postagem em rede social que contradiz o que governo do chefe, Flávio Dino (PSB) fez em um passado recente. A pretexto de celebrar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, Chico divulgou a seguinte mensagem: “a intolerância e o preconceito não calam tambores*.

Acontece que ao propagar a mensagem, o secretário esqueceu – ou preferiu ignorar – que em outubro de 2018, o governo Flávio Dino, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), baixou portaria que impôs normas aos rituais de umbanda no Maranhão. O caso foi noticiado pelo blog à época, com ampla repercussão e até revisão da medida.

Um dos atos estabelecidos pela portaria da SSP que mais causou reação nos adeptos das religiões afros foi a limitação do horário de toque de tambor para, no máximo, até 2h, em todo o Maranhão. A indignação de seguidores da umbanda, candomblé, tambor de mina e outros cultos de matriz africana foi generalizada e causou forte impacto no próprio governo Flávio Dino.

Diante da repercussão negativa das medidas, a secretaria decidiu revogar a polêmica portaria, comemorada efusivamente por adeptos das religiões afros, com direito a toque de tambor em pleno auditório da SSP, com a presença do próprio secretário Jefferson Portela, que havia assinado a portaria intolerante e depois oficializou a anulação.

Portanto, ao condenar a Intolerância religiosa Chico Gonçalves deveria ter em mente que o próprio governo que integra já tentou silenciar o tambor.

Confira a postagem do secretário de Estado de Direitos Humanos:

Sem comentário para "Secretário de Flávio Dino prega tolerância religiosa e ignora que chefe já censurou tambor"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS