MPF arquiva denúncia de Flávio Dino contra Bolsonaro sobre guaraná Jesus

0comentário
Presidente Jair Bolsonaro fez piada com guaraná rosa (Foto: Alan Santos/Presidência da República)

Foi arquivada pelo Ministério Público Federal (MPF) a notícia de fato apresentada contra o presidente Jair Bolsonaro por conta de declarações do chefe do Executivo sobre o guaraná Jesus. As informações são do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

fala de Bolsonaro foi registrada durante sua visita ao Maranhão, em 2020.

— Agora, eu virei boiola. Igual maranhense. É isso? Guaraná cor-de-rosa do Maranhão. Aí, quem toma esse guaraná aqui vira maranhense – disse ele, na ocasião.

As declarações foram consideradas homofóbicas. Os deputados federais Fernanda Melchionna (RS), David Miranda (RJ), Sâmia Bomfim (SP), a deputada estadual Luciana Genro (RS) e o deputado distrital Fábio Félix (DF), além da ativista trans Natasha Ferreira e das vereadoras Erika Hilton (SP) e Mônica Benício (RJ) acionaram o MPF.

Na decisão de arquivar o pedido, o órgão alegou que o presidente não teve intenção de atacar a comunidade LGBTI+ nem o povo maranhense.

– Das falas impugnadas, não se extrai o objetivo de fazer com que determinados grupos de indivíduos sejam reprimidos, dominados, suprimidos ou eliminados. À luz dessas circunstâncias, conclui-se que as afirmações lançadas no expediente não consubstanciam ofensas discriminatórias de caráter negativo e, em virtude disso, não estão inseridas no conteúdo proibitivo da norma em questão – escreveu o procurador Aldo de Campos Costa.

Fernanda Melchionna, autora da notícia de fato, disse que irá recorrer da decisão do MPF.

Fonte: Pleno News

Sem comentário para "MPF arquiva denúncia de Flávio Dino contra Bolsonaro sobre guaraná Jesus"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS