Reitor da UFMA, Natalino Salgado, e reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira, assinam protocolo de intenção para ações conjuntas de ensino, pesquisa, extensão e inovação

0comentário
O documento foi assinado pelos reitores Natalino Salgado, da UFMA, e Carlos César Teixeira, do IFMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal do Maranhão (UFMA) assinaram, nessa quarta-feira (30), um Protocolo de Intenção para o estabelecimento de cooperação mútua entre as instituições, visando à integração das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação na prestação de serviços, capacitações, desenvolvimento de pesquisas científicas, transferências de tecnologias, entre outros. O documento foi assinado pelos respectivos reitores Natalino Salgado e Carlos César Teixeira.

Assinado no Gabinete da Reitoria da UFMA, o Protocolo de Intenção foi criado para viabilizar a interação entre as instituições, em ações que poderão ser feitas de forma conjunta para a valorização de ambas as entidades federais e para otimizar recursos. A UFMA, segundo o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), Fernando Carvalho, já oferece, junto com o IFMA, um curso de doutorado em um programa de pós-graduação associado, na área de química, e que, em breve, as instituições lançarão juntas um edital de pré-incubação em empreendedorismo. “Nós temos que fortalecer as duas instituições, e a melhor forma é exatamente fazendo as parcerias para todas as áreas, todos os pilares no empreendedorismo, ensino, pesquisa, extensão e inovação”, comentou.

Na ocasião, o reitor do IFMA disse que esse modelo garante autonomia, firma compromisso e intensifica a parceria para o crescimento das instituições. Em seguida, o reitor Natalino Salgado comentou a expansão dos câmpus da UFMA e a importância desse protocolo para a melhoria da qualidade do ensino. Ele também sugeriu a realização de seminários promovidos pelo Instituto Federal do Maranhão e pela UFMA para debater sobre o desenvolvimento de ambos.

Na reunião, da UFMA, também estiveram o pró-reitor do Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), Walber Pontes; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; o pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes), Leonardo Soares; a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera; o assessor de Relações Interinstitucionais, Arkley Bandeira; o superintendente de Correição, José Rinaldo Maya; o superintendente de Comunicação e Eventos, Fernando Oliveira; o superintendente de Tecnologia e Informação, Anílton Maia; o diretor de Empreendedorismo, Walter Nunes; a diretora de Pós-Graduação da Ageufma, Flávia Nascimento; o diretor de Esporte e Lazer da Proaes, Flávio Pires; o diretor de Internacionalização da Ageufma, Sávio Mendes; a diretora de Tecnologias na Educação (DTED), Ana Emília Figueiredo; o diretor de Inovação da Ageufma, Shigeaki Lima; a chefe de Gabinete, Marise Aranha; e o presidente da Diretoria Central Estudantil (DCE), Marcony Matos.

Do IFMA, além do reitor, compareceram o pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Teles; e o pró-reitor de Extensão, Carlos Alexandre Amaral.

Sem comentário para "Reitor da UFMA, Natalino Salgado, e reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira, assinam protocolo de intenção para ações conjuntas de ensino, pesquisa, extensão e inovação"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS