A chegada de um bebê é um momento de muito amor e alegria para os pais, mas também de muitas dúvidas, principalmente, nos primeiros dias do recém-nascido. Alguns mitos, tabus e falta de informação podem tornar esse momento mais estressante e cheio de preocupações. Para evitar essas inseguranças, a Escola Crescimento e Maple Bear São Luís – que compõem o Grupo Crescimento – iniciaram a Formação de Pais Gestantes nesta terça (5) e segue até esta quinta (7), das 19h às 21h de forma online.
O curso tem por objetivo preparar os pais para essa nova etapa e dar orientações sobre as fases da gestação e os cuidados a serem tomados com o recém-nascido, a fim de oferecer aos pais autonomia e segurança com seu bebê. A formação terá três módulos gratuitos: Aleitamento Materno, Cuidados com o Bebê e Shantala.
Os módulos serão ministrados pela Prof.ª Dr.ª do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Eremita Val Rafael; pela enfermeira e especialista em Saúde da Criança e do Adolescente, Francisca Souza; e pela terapeuta ocupacional, especialista em Desenvolvimento Infantil e gestora pedagógica da Escola Crescimento, Gisele Regina.
A gestora pedagógica, Gisele Regina, destaca que o curso vai além da rotina pós-parto. “Queremos fornecer recursos para que o pai e a mãe possam entender as transformações que acontecem no corpo da mãe e no desenvolvimento do bebê ao longo de toda gestação e, assim, terem autonomia para lidar com essas mudanças, minimizando dores, problemas e a ansiedade”, explicou.
Formação integral
Deste modo, a formação busca analisar todas as etapas do desenvolvimento sensório motor e os primeiros anos de vida do bebê, com a finalidade de compreender as necessidades, além das demandas fisiológicas e comportamentais.
Para mais informações sobre as inscrições do curso, acesse o link na bio do perfil da Escola Crescimento, no Instagram, (@escolacrescimento) ou da Maple Bear São Luís (@maplebearslz).
O governador Carlos Brandão assina o ato de posse de Cauê Aragão para presidir a Aged
O governador Carlos Brandão empossou, no final da tarde desta quarta-feira (6), em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque, o novo presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), o advogado Cauê Aragão. O nome de Cauê foi uma indicação do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, aliado de primeira hora de Brandão e colaborador dedicado do governo.
Cauê Aragão com o prefeito de Caxias, Fábio Gentil; o secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Luis Fernando Silva; e a deputada estadual Daniella, que prestigiaram a posse
A solenidade de posse de Cauê Aragão foi bastante prestigiada. Além do pai, o radialista e bacharel em Direito, Stênio Kavasaki, demais familiares e amigos, compareceram ao ato o prefeito de Caxias, Fabio Gentil; a deputada estadual Daniella; o secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Luis Fernando Silva, o empresário caixense Sinésio Aquino, dentre outras personalidades e pessoas que mantêm relação próxima com o empossado.
Ao tomar posse no cargo, Cauê Aragão prometeu aplicar seus conhecimentos com empenho total para que a Aged cumpra o seu papel de defender a agropecuária maranhense, de modo a elevar o setor a um patamar superior ao que se encontra hoje. O objetivo é intensificar a atuação para que a agência atinja todas as metas estabelecidas pelo novo governo.
Kauê Aragão e sua esposa,. Michelle, com o empresário caxiense Sinésio Aquino
Sobre a Aged
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), constituída nos termos da Lei nº 7.734 de 19 de abril de 2002 e regulamentada pelo Decreto nº 18.596 de 25 de abril de 2002.
A agência desenvolve suas ações por meio de 18 Unidades Regionais sediadas nos municípios de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Itapecuru Mirim, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís, Viana e Zé Doca, bem como a sede, em São Luís.
O novo presidente da Aged, Cauê Aragão, com.o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e o pai, Stênio Kavasaki
Missão
A missão do órgão é assegurar a oferta de produtos de origem animal e vegetal com qualidade à população, por meio da Defesa e Inspeção Agropecuária, atuando na promoção da saúde pública e do meio ambiente.
Comidas.tipicas estão entre as atrações mais apreciadas da Feirinha Ribamar
A Feirinha Ribamar retornou neste fim de semana suas atividades após ter sido interrompida por conta dos altos índices de contágio no município. Agora, em ambiente epidemiológico seguro, a feirinha voltou para abrilhantar as manhãs de domingo ribamarense.
A Feirinha Ribamar é um espaço de lazer e descontração cada vez mais consolidado no gosto do público
A Feirinha permanece no mesmo local, em frente à Baía de São José, um dos mais bonitos cartões postais da Ilha de São Luís.
O artesanato ribamarense também é muito apreciado no evento, principalmente por turistas
As barracas de Gastronomia, Hortifruti, Artesanato, Food Truck e Institucional estarão abertas sempre a partir das 8h para receber os turistas e visitantes.
A cada fim de semana, artistas locais se revezam no palco da feirinha
“Voltamos com as atividades de nossa Feirinha, e aos poucos vamos retornar as nossas atividades culturais. Continuamos investindo no pequeno empreendedor, pois dele faremos nossa cidade mais próspera e desenvolvida”, disse o prefeito Dr. Julinho.
Comércio de frutas está sempre em alta na Feirinha Ribamar,mais está de volta para agradar todos os gostos
O presidente da Assembleia Legislativa e demais autoridades no palanque na comemoração do aniversário de 102 anos de emancipação política de Timbiras
Em celebração aos 102 anos de emancipação política do município de Timbiras, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), ao lado de sua esposa, Ana Paula Lobato, participou, na noite de terça-feira (5), de um grande ato festivo promovido na cidade para marcar a data. A convite do prefeito Antônio Borba, o parlamentar afirmou que os timbirenses merecem comemorar os muitos feitos realizados pela atual gestão e reiterou a parceria com o município, que tem resultado em muitos benefícios em prol do desenvolvimento local.
Uma multidão se concentrou na praça principal da cidade para celebrar a data e saudar os convidados ao som de bandas conhecidas do cenário musical.
“Grande alegria voltar a Timbiras, agora nesse momento especial de celebração. Eu não poderia deixar de estar presente nessa cidade que me acolhe com tanto carinho, o que retribuo viabilizando obras e serviços para garantir melhorias à infraestrutura do município e bem-estar à sua população”, disse Othelino.
Acompanhado da vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, Othelino cumprimentou cidadãos timbirenses
O parlamentar, que já mantém sólida parceria com o município, garantiu para Timbiras uma das obras estruturantes mais esperadas pela população: a ponte sobre o riacho Santarém, viabilizada com sua indicação e executada pelo Governo do Estado. A ponte liga o Centro da sede ao bairro Horta, onde vivem quase três mil moradores. A nova estrutura solucionou definitivamente o problema de travessia no local, principalmente durante o período chuvoso.
Além disso, Othelino também solicitou ao governo estadual a implantação do Restaurante Popular, inaugurado recentemente na cidade, e serviços de pavimentação asfáltica de ruas, melhorando a trafegabilidade de vias importantes como a avenida Jocker Ribeiro.
Realizações
O prefeito de Timbiras, Antônio Borba, enalteceu a disponibilidade do presidente da Assembleia em sempre prestigiar o município com sua presença e elencou, também, as realizações conquistadas com seu apoio.
Ao lado do prefeito de Timbiras, Antônio Borba, Othelino Neto reafirmou seu empenho em interceder pelo atendimento das demandas do município
“O deputado Othelino tem sido um grande aliado na busca por melhorias para Timbiras e uma presença constante em nossa cidade. Sua atenção para conosco tem sido grandiosa e o povo timbirense só tem a agradecer por todos os benefícios que conquistamos com o seu apoio”, disse Antônio Borba.
Também participaram das festividades o vice-prefeito, Neguinho das Flores, o deputado federal Marreca Filho, entre outras autoridades.
Ampla estrutura montada no Campus Renascença possibilitou a aplicação de mais de 125 mil doses de vacina contra a Covid-19
A Universidade Ceuma encerrou, semana passada, a vacinação contra o novo coronavírus no sistema drive-thru (imunização sem a necessidade de sair do veículo), realizado em parceria com as Forças Armadas, em especial o Exército Brasileiro, por meio do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS). E o saldo foi altamente positivo,
Em exatos 200 dias – desde 4 de junho de 2021 -, foram aplicadas nada menos do que 125 mil doses de vacinas contra a Covid-19, na estrutura montada no Campus Renascença, que possibilitou o bom andamento das atividades e tornou a Universidade Ceuma protagonista no enfrentamento à pandemia no estado.
Dose de vacina contra a Covid-19 é aplicada no sistema drive-thru na Universidade Ceuma: contribuição fundamental no enfrentamento à Covid-19 no Maranhão
“O nosso compromisso social é permanente e ficamos imensamente agradecidos em poder contribuir com os maranhenses”, registrou a instituição de ensino superior nas redes sociais ao anunciar o fim do drive-thru.
A Universidade Ceuma agradeceu, também, aos alunos e profissionais que trabalharam com dedicação ao longo do período.
Paulinho rompeu com Fábio Gentil e sem ter como sair atirando, exaltou o trabalho do prefeito caxiense
Ao anunciar o seu rompimento com a gestão de Fábio Gentil, o vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior, fez um reconhecimento público a suas das principais qualidades do seu agora ex-aliado: a disposição e a competência para trabalhar.
Em entrevista a uma emissora de TV, Paulinho lista uma série de obras e outras benfeitorias realizadas por Fábio Gentil no município, como a construção da Praça da Chapada, o Mirante da Balaiada e a reforma e a reabertura do Hospital Geral. “Muita coisa foi feita e a cidade andou”, admitiu o dissidente.
O vice-prefeito finalizou afirmando que é um governo como o de Fábio Gentil que Caxias precisa e merece.
O deputado estadual Zé Inácio (PT) foi às redes sociais comemorar a nomeação do petista José Antônio Heluy no cargo de secretário de Estado de Agricultura, Pesca e Pecuária do Maranhão. Com o ato, o governador Brandão fortaleceu a participação do PT em sua equipe, abrindo espaço para que o partido dê uma contribuição ainda mais significativa na administração estadual.
“Seguiremos juntos na luta e defesa de um Maranhão desenvolvido, forte e justo”, escreveu Zé Inácio.
Em tempo: o blog volta a registrar, com a ênfase merecida, a participação do deputado na inauguração da Ponte Bequimão-Central, sobre o Rio Pericumã, construída para interligar as regiões da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental. O ato aconteceu no último dia 1º e consolidou-se como um momento histórico para o estado pela magnitude do feito.
Zé Inácio manifestou orgulho por ter contribuído para que obra se tornasse realidade e agradeceu ao agora ex-governador Flávio Dino (PSB) pelo atendimento de um anseio acalentado há décadas por centenas de milhares de cidadãos.
Dados fazem parte do monitoramento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)desde o início da pandemia do novo coronavírus
Ação de prevenção e combate à Covid-19 em unidade prisional de São Luís
O número de mortes de servidores lotados no sistema prisional do Maranhão por complicações da Covid-19 é quatro vezes maior do que a quantidade de óbitos de detentos. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que constatou um aumento de 10 vezes em janeiro deste ano em comparação com os novos casos informados em dezembro de 2021. Desde agosto, o monitoramento de novos casos pelo CNJ vinha mantendo registros abaixo de mil no sistema prisional, mas nos meses seguintes o contágio no cárcere disparou, principalmente entre funcionários.
De acordo com o levantamento, 603 presos haviam sido contaminados até janeiro deste ano nas unidades de ressocialização do estado. O número de mortes de apenados não passou de 3, resultando em uma taxa de letalidade aproximada de 0,5% (meio por cento). Em relação aos servidores do sistema penal, houve 1.142 casos confirmados e 12 mortes. O índice de transmissão entre trabalhadores é quase duas vezes o de presidiários contaminados pelo novo coronavírus.
Mortes
Mas o que chama atenção mesmo é a disparidade entre a quantidade de mortes de funcionários do sistema prisional e de detentos no Maranhão. São quatro vezes mais servidores que foram a óbito em comparação com o número de presos mortos em decorrência da Covid-19. Em termos percentuais, a taxa de letalidade entre trabalhadores dos presídios é 300% maior do que a quantidade de condenados que não resistiram à enfermidade.
No ranking nacional dos óbitos de presidiários por Covid-19, o Maranhão ocupa a 8ª posição, junto com Rondônia. No Nordeste, o estado é o 5º da lista, atrás de Pernambuco, Ceará, Bahia e Paraíba. Em número de mortes de servidores, o Maranhão é primeiro colocado do Nordeste, com 12 registros. O estado da região que mais se aproxima desse número é o Ceará, com 9 funcionários mortos por complicações da infecção pelo novo coronavírus.
Quanto a transmissão entre detentos, o sistema penitenciário maranhense está à frente de seis unidades da federação: Acre, Alagoas, Amapá, Paraíba, Roraima e Sergipe. Em relação ao contágio de servidores, o Maranhão é o 8º colocado, à frente de estados com sistema carcerário mais amplo e complexo, como Ceará, Goiás, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
A elevada desproporção entre o número de mortes de servidores e de presos em decorrência da Covid-19 traz à tona uma realidade preocupante: enquanto os servidores estão mais expostos ao novo coronavírus e desassistidos quando acometidos pela doença, os presos estão melhor protegidos e aqueles que são infectados recebem atendimento mais ágil e eficaz, daí a baixa letalidade entre os indivíduos que cumprem pena privativa de liberdade.
Confira aqui informações detalhadas sobre o contágio de servidores do sistema penal e presidiários.
Foram entregues ao mercado de trabalho 20 pedreiros(as) e carpinteiros(as)
Representantes da LIGGA – Projeto Porto São Luís e SENAI-MA com os formandos das turmas de carpinteiro(a) de obras e pedreiro(a) de alvenaria.
Nem mesmo a chuva torrencial que caiu em São Luís na última terça – feira (29.03) impediu que 20 formandos e seus familiares chegassem à sede da Ligga – Projeto Porto São Luís na comunidade do Cajueiro. Felizes e ansiosos, eles comemoravam uma grande conquista e não escondiam o orgulho de estarem ali.
O evento mais que especial era a formatura dos alunos da primeira turma de cursos profissionalizantes promovidos pela Ligga – Projeto Porto São Luís em parceria com o SENAI-MA. E superação é a palavra que melhor define essa turma. Com carga horária de 160h, as aulas na sede do Porto começaram em 2020, mas precisaram ser interrompidas devido a pandemia. Foram retomadas somente em janeiro de 2022 e driblando as mais diversas dificuldades pessoais, homens e mulheres que sonham com um futuro melhor, apostaram na capacitação como o passaporte para realizar seus sonhos. Eles tiveram aulas teóricas e práticas nos cursos de Pedreiro(a) de Alvenaria e Carpinteiro(a) de Obras. E agora, sonham entrar para o mercado de trabalho formal ou empreender com essas novas habilidades.
Os cursos foram oferecidos gratuitamente pelo empreendimento e voltados para pessoas das comunidades vizinhas, que são os moradores do Cajueiro e Mãe Chica (Vila Maranhão), Fumacê, Anjo da Guarda, Vila Embratel e Mauro Fecury I e II.
A formatura contou com as presenças do Gerente de Obras da Ligga – Projeto Porto São Luís, Thomaz Baker e da equipe social; além dos representantes do SENAI -MA Marcos Souza, Sup. Técnico de EP – representando a Gerente Sherazade Bastos; Tamiris Silva, analista de mercado e Marcony Dias, professor das duas turmas formandas.
Viés social
O CEO da Ligga – Projeto Porto São Luís, Gerson Petterle, fez questão de agradecer à parceria do SENAI, e mandou uma mensagem em vídeo, parabenizando os formandos. Ele também reafirmou a atuação social do empreendimento, que prioriza ações da agenda ESG (Meio Ambiente, Social e Governança), para ser um indutor de desenvolvimento no Maranhão e no Brasil:
“Parabéns aos formandos, e muito obrigado por acreditarem em nossas ações sociais. Sem desmerecer os homens, ficamos muito felizes em ver as mulheres nesses cursos, e tomando as rédeas do destino de suas vidas. Isso é muito importante para o nosso país. Desejo boa sorte a todos e todas, e espero revê-los em novas ações sociais do Porto, mas principalmente, nas nossas obras quando forem iniciadas” declarou o CEO.
Futuramente, como prioridade social do empreendimento, está o aproveitamento da mão de obra local nas obras de construção e na operação da Ligga – Projeto Porto São Luís. E para que possa ser aproveitado o maior número de pessoas da comunidade, esses cursos estão sendo promovidos ao longo desse ano. Uma segunda turma já começou, nas mesmas disciplinas.
O novo pedreiro Francisco das Chagas Moreira, morador do Cajueiro, revelou que a capacitação da comunidade é um desejo coletivo:
“A gente tem um excelente relacionamento com o Porto, e sempre pedimos para eles capacitarem a nossa comunidade para estarmos prontos para as futuras vagas de emprego. Foi gratificante sermos atendidos e ter essas turmas aqui”, disse ele.
Nessa formatura, foram entregues ao mercado de trabalho 20 novos profissionais formados com a excelência técnica do SENAI; sendo 8 pedreiros e 12 carpinteiros. Um detalhe que mereceu destaque foi o forte protagonismo feminino. Nessa primeira turma formada, 40% eram mulheres e foram inclusive elas, as oradoras das turmas.
Leidaiane de Araújo Silva, 32 anos, moradora do Cajueiro, é mãe solo de três filhos e trabalha como bombeira civil. Mas está sempre em busca de novas oportunidades para dar uma vida melhor para a família. Oradora da turma de Pedreiro(a) de Alvenaria, ela aposta na nova capacitação para fazer consertos em casa e economizar; e no futuro até viver dessa profissão.
“Precisamos estar prontos para as oportunidades do mercado de trabalho. Sou muito grata ao Porto por essa chance e quem sabe futuramente posso conquistar um emprego melhor nessa nova profissão”, disse ela que, ao discursar para a turma, lembrou que “as mulheres são capazes para atuar em obras, e lugar de mulher é onde ela quiser”.
A feirante de 55 anos Elisa Gomes Pinto é outra que acredita na força do trabalho e da mulher. Ela e a filha, a vendedora autônoma Elaine Barbosa de 26 anos, fizeram juntas o curso de Carpinteiro(a) de Obras. “Quero ser exemplo de trabalho para meus 4 filhos. Não perco nenhuma oportunidade que aparece e sou grata ao Porto por essa grande chance. No começo, a parte de cálculos foi bem difícil, mas contei com muito apoio do professor e consegui formar” disse ela emocionada.
A oradora da turma de Carpinteiro(a) de Obras foi Marlucia Pinto, moradora do Andirobal. Cabelereira e manicure autônoma, ela sempre participa das ações sociais da Ligga – Projeto Porto São Luís, a exemplo do curso “Mulheres Empreendedoras” promovido em 2021. Agora com mais um diploma, ela comemora junto com os colegas a maior empregabilidade conquistada:
“Esse novo curso que concluí já está me ajudando em casa em reparos domésticos, e quem sabe no futuro, posso conquistar um bom emprego. Sou muito grata ao Porto por estar tendo esse cuidado em ajudar a desenvolver a nossa comunidade”, disse Marlúcia.
Comentários