Marcial Lima destaca Dia Mundial da Liberdade de Imprensa na Câmara de São Luís

Parlamentar comentou ainda denúncias envolvendo o Socorrão 2, a decisão judicial em barra greve dos professores e problemas na infraestrutura dos bairros da capital

Marcial Lima repercutiu a reportagem da TV Mirante sobre a situação do Socorrão 2, em São Luís (Foto: Fabrício Cunha)

O vereador Marcial Lima (Podemos) registrou em plenário, durante a sessão da última quarta-feira, a passagem do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado anualmente em 13 de abril. Na oportunidade, o parlamentar que é jornalista por formação, parabenizou a todos os profissionais de imprensa em nome dos colegas de profissão que atuam na TV Mirante, afiliada da Rede Globo no Maranhão.

No pronunciamento, Marcial parabenizou o jornalista Alex Barbosa pela reportagem veiculada no Jornal Hoje mostrando a situação de pacientes do maior hospital Doutor Clementino Moura, que denunciaram a falta de limpeza, problemas na estrutura e a demora para realização de exames.

“Hoje é o Dia da Imprensa e me orgulho por fazer parte desse importante movimento nacional em defesa da imprensa. Imprensa que presta um grande serviço à população. Ao mesmo tempo em que faço referência à imprensa, eu quero fazer um reconhecimento ao núcleo da Rede Globo em São Luís, comandado pelo jornalista Alex Barbosa (…) pela brilhante reportagem que eles fizeram ontem denunciando o abandono do hospital Socorrão 2”, declarou.

Falta de investimento

Ao comentar a situação mostrada na reportagem, o parlamentar destacou a falta de investimento no maior hospital público do Maranhão e afirmou que as denúncias dos pacientes evidenciam que a saúde da capital maranhense está literalmente na UTI.

“Às vezes o profissional de comunicação é mal interpretado quando mostra essa história nacionalmente. É uma situação precária que é de conhecimento de todos, mas quando o Brasil e o Mundo veem essa situação, observamos que não há investimentos no setor de saúde em São Luís. A nossa saúde está na UTI”, afirmou.

Greve dos professores

Em seu discurso, o vereador também comentou o movimento grevista dos professores ludovicenses que lutam. De acordo com Marcial, os educadores, convocados pelo Sindeducação, lotaram o salão de eventos do Hotel Abbeville na última sexta-feira, 8 de abril, e, por unanimidade, votaram pelo início da greve no dia 18 de abril. No entanto, a greve nem bem iniciou e a prefeitura já buscou a Justiça para decretar a ilegalidade da greve.

“A greve [dos professores] nem sequer entrou em ação e a prefeitura já foi pra Justiça e decretou ilegal o movimento. Eu acho que o Poder Judiciário deveria sugerir e recomendar que o prefeito [Eduardo Braide] pagasse os 33% que todas as prefeituras do Brasil estão pagando. Eu não estou falando nem das perdas salariais, que representam 36%, eu estou falando de 33% proposto pelo Governo Federal que muitas prefeituras estão pagando”, completou.

Problemas na infraestrutura

Por fim, ao concluir seu discurso, Marcial Lima criticou a falta de infraestrutura na capital maranhense e cobrou medidas urgentes por parte da administração municipal. O vereador afirmou que os problemas neste setor se acumulam por todos os cantos da cidade, indo da zona rural ao centro, na zona urbana.

Comida e salários antecipados: Prefeitura garante assistência às famílias de Caxias na Semana Santa

Ação solidária promovida pelo Prefeito Fábio Gentil atrai centenas de famílias caxienses

A Prefeitura de Caxias aproveitou a Semana Santa – momento de fé e gratidão pela missão de Cristo – para garantir assistência aos seus servidores e aquelas famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

A semana iniciou com a antecipação dos salários de aposentados, pensionistas e servidores da ativa do município. A Prefeitura de Caxias realizou o pagamento da folha salarial na quarta-feira santa, garantindo que todas as famílias pudessem celebrar este momento de forma ainda mais digna.

Dando continuidade às ações de assistência Social, aquelas famílias cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que inclui assistidos dos Centros da Juventude (CJ), Centros de Convivência para Idosos (CCI) e dos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV) também puderam receber alimento e peixe. A prefeitura fez a entrega de mais de 50 toneladas de alimentos, garantindo a tradição para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Centenas de cestas básicas foram distribuídas na Semana Santa à população mais humilde de Caxias

Para o prefeito Fábio Gentil, essa é uma forma de proporcionar dignidade a milhares de famílias do município que ainda vêm sofrendo com os impactos da pandemia. “O nosso papel vai além de manter a cidade, é também sobre prestar auxílio ao nosso povo. A semana santa é um momento de reflexão, de lembrar do amor de Cristo e consequente proporcionar um momento mais digno a cada uma dessas famílias”, disse o gestor.

A Prefeitura de Caxias utilizou recursos próprios, que seriam utilizados no carnaval deste ano, para a aquisição dos alimentos, e investiu parte desse recurso no auxílio emergencial artístico-cultural, para músicos que se apresentariam na festa de 2022. Além disso, também deu apoio aos eventos religiosos, celebrados pela igreja católica, a fim de manter a retomada da tradição católica, neste momento de flexibilização da pandemia.

Assista:

Dr. Gutemberg faz doação de peixes para os profissionais da saúde

Vereador Dr. Gutemberg entrega pescado para idoso alimentar a família na Semana Santa

Em uma ação inédita na cidade, o médico e vereador Dr. Gutemberg Araújo fez a doação exclusiva de 500 kg de peixes para os profissionais da saúde (enfermeiros, técnicos e outros profissionais) que trabalham: no Socorrão I, na Santa Casa e na Unidade Mista do Coroadinho. A ação foi feita em  parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), representada pela presidente Dra. Silva Viana.

Defensor do profissionais da saúde, Dr. Gutemberg fez questão de lembrar a importância da categoria no combate à pandemia.

“Os profissionais da saúde não param. Foram fundamentais no combate ao coronavírus. E seguem cumprindo com a missão de salvar vidas. Inclusive, trabalhando nos feriados, longe de suas famílias. Nada mais justo do que lembrar deles com muito carinho.  Uma Feliz Páscoa especial para todos “, destacou Dr. Gutemberg.

Alimentos distribuídos por Dr. Gutemberg foram muito bem recebidos por profissionais de saúde de São Luís

A presidente da ABEN, Dra. Silva Viana, agradeceu a parceria e registrou o envio dos peixes em cada unidade.

“Essa foi uma importante lembrança para a nossa categoria. Ao chegar em cada unidade de saúde,  registrei a felicidade de todos ao receber os peixes. Gratidão ao Dr. Gutemberg por sempre estar ao nosso lado”, disse. Dra. Silva Viana.

  • DISTRIBUIÇÃO DE PEIXES PARA 20 COMUNIDADES

Durante dois dias seguidos nessa Semana Santa,  o vereador Dr. Gutemberg percorreu 20 comunidades da capital maranhense para a distribuição do pescado. Mais de 15 mil famílias foram beneficiadas.

Com a distribuição do peixe, que traz a simbologia do milagre e da multiplicação, a ação ajudou muitas famílias a manter a tradição de comer o pescado na Páscoa.

Cidadão exibe peixe que recebeu na ação solidária, enquanto outras pessoas fazem fila para também ganhar alimento

“Muitas pessoas da nossa comunidade estavam preocupadas com o almoço de Páscoa,  pois o peixe tá muito caro. E o Dr. Gutemberg nos trouxe alegria e esperança. Obrigado ao nosso grande amigo vereador” , afirmou Luis André Sampaio, morador do Cidade Operária .

Dr. Gutemberg ressaltou que essa foi mais uma grande oportunidade  de garantir direitos fundamentais à população e atender famílias em situação de risco.

“Agradeço a Deus por manter essa tradição, que é a  distribuiçãodo pescado. Minha gratidão também à Prefeitura de São Luís pelo apoio fundamental. Uma Feliz Páscoa para todos com a graça de Deus!”, disse Dr. Gutemberg.

Marcial Lima alerta sobre necessidade de melhorias na entrada de São Luís

O vereador relatou desgaste das vias e falta de sinalização e de abrigos cobertos nos pontos de ônibus

De acordo com o vereador, a situação da entrada da cidade compromete o turismo local (Foto: Leonardo Mendonça)

O vereador Marcial Lima (Podemos) fez uso do Pequeno Expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal do último dia 12para emitir um alerta sobre a necessidade de melhorias estruturais na entrada de São Luís.

“É difícil entrar em São Luís, cidade tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade. A entrada da capital é maltratada, tem buraqueira, falta de sinalização e de organização. Além disso, não há abrigo coberto nos pontos de ônibus, no trecho da avenida principal entre o bairro São Cristóvão e a Estiva. É uma verdadeira bagunça a nossa BR 135, na chegada à capital ludovicense”, observou Marcial Lima.

Ainda em seu discurso, o parlamentar pediu que providências sejam tomadas de forma urgente para solucionar os problemas.

“É preciso que a Prefeitura de São Luís chame urgentemente o Departamental Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT -MA) para resolver esses problemas e tratar esse assunto com responsabilidade, visando o desenvolvimento econômico e turístico da cidade”, disse.

Resgatando vidas por meio de projetos sociais

Polícia Militar do Maranhão inicia projetos “O fascinante mundo sem drogas” e “Jiu-Jitsu salvando vidas” no bairro da Aurora

O projeto “Jiu-Jitsu – Salvando Vidas” tem como campo de atuação e desenvolvimento a 1ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar

Projetos que visam promover ações que envolvam estudantes do ensino básico das escolas públicas e privadas que pertencem a circunscrição do 20º BPM, de forma que tenham acesso a informação e atividades fundamentais que favoreçam atitudes conscientes de rejeição às drogas, bem como, tornarem-se multiplicadores, estimulando outras pessoas a fazerem o mesmo. Eis que surgem dois projetos, “O Fascinante Mundo Sem Drogas” e “Jiu-Jitsu Salvando Vidas”, desenvolvidos pelo 20º Batalhão da PMMA em parceria com o Conselho Comunitário do Pacto pela Paz – Cohab e empresas privadas como o Rio Anil Shopping.

“Uma parceria que deu certo. Uma forma da gente estar auxiliando tanto os jovens quanto os pais. A gente trabalha preventivamente, evitando que essas crianças sigam pelo mundo do crime, das drogas, que não se percam no meio do caminho. É uma forma que a gente como shopping, como empresa privada consegue achar de estar auxiliando a comunidade, abraçando essa comunidade que faz parte da história do Rio Anil”, destacou o superintendente do Rio Anil Shopping, Glaydson Trovão.

Os projetos “O Fascinante Mundo Sem Drogas e Jiu-Jitsu – Salvando Vidas” tem como campo de atuação e desenvolvimento a 1ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar, localizada no Bairro da Aurora. 

De acordo com o comandante do 20º Batalhão da PMMA, major Ricardo, a participação da comunidade neste projeto é fundamental para alcançar resultados positivos e a harmonia entre comunidade e polícia.

Secretário adjunto da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ashbel Muniz; gerente do Rio Anil Shopping, Lucas Castro; comandante da 1ª CIA do 20º BPM, Major Ricardo,  e representando Pacto pela Paz, coronel Odair.

“Segurança pública não é feita somente de policiamento nas ruas. Segurança pública envolve toda uma sociedade – vários fatores – estado, igreja, família, as escolas participam desse cenário e entendendo isso, sabemos que existem fatores de risco para a prática de crimes de natureza violenta, sabemos também que os principais fatores de risco são o nível de escolaridade, a desestrutura familiar. Então, a gente agrega valores, trouxemos a família para dentro do quartel. Temos oficinas que as crianças participam como, por exemplo, redação, inglês, xadrez e os pais nas oficinas de culinária e artesanato. Paralelo a isso, temos o projeto Jiu-Jitsu salvando vidas, sendo reiniciado agora. Em 2018 fomos destaques em medalhas, transformando cidadãos do bem, sempre visando o futuro”, pontuou Major Ricardo.

As atividades do projeto “O Fascinante Mundo Sem Drogas” serão realizadas todos os sábados das 9h às 12h. Já as atividades do Projeto “Jiu-Jitsu: Salvando Vidas” acontecerão às terças e quintas-feiras das 14h30min às 17h30min. O local para a realização dos projetos será na sede da 1ª Companhia do 20º Batalhão.

Em Pinheiro, Gedema distribui ovos de chocolate e peixes para famílias do bairro Bubalina

Morador do bairro Bubalina, em Pinheiro, recebe pescados das mãos da vice-prefeita e presidente do Gedema, Ana Paula Lobato

Em mais uma ação do ‘Gedema Solidário’, a presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato, entregou, nesta sexta-feira (15), ovos de chocolate e peixes para as crianças e famílias do Residencial Minha Casa, Minha Vida, no bairro Bubalina, em Pinheiro. A atividade integra a programação de Páscoa do grupo, com apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), que destinou emendas para a aquisição dos alimentos.

Ana Paula Lobato destacou a satisfação do Gedema em poder contribuir, em parceria com o deputado Othelino, para que tantas famílias tenham uma Páscoa digna e com comida na mesa.

Adolescente não consegue esconder felicidade ao receber ovo de chocolate para degustar na Páscoa

“É gratificante para nós termos essa troca de amor e carinho, deixando farta a mesa dessas pessoas e colaborando para que tenham uma Páscoa abençoada. Também entregamos ovos de chocolate para as crianças e pudemos ver a alegria no rosto de cada uma delas. Isso nos deixa muito feliz”, assinalou a presidente do Gedema.

A líder comunitária Célia Moura falou sobre a felicidade das quase 900 famílias que residem no local em receber esse gesto de solidariedade do Gedema com apoio do deputado Othelino Neto (PCdoB).

Ana Paula Lobato recebe abraço afetuoso de cidadã pinheirense contemplada na ação solidária

“Toda a comunidade agradece por esse olhar voltado para nós. Certamente, teremos uma Páscoa mais alegre e com alimento nas nossas casas”, declarou.

Baixada

Na quinta-feira (14), também como parte do ‘Gedema Solidário’, Ana Paula e Othelino Neto distribuíram cestas básicas e pescado às famílias dos povoados Paraíso e Vitória dos Bragas, em Pinheiro, e nos municípios de Pedro do Rosário e Santa Helena. A ação beneficiou mais de 2 mil famílias da Baixada Maranhense.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima