Semana do MEI leva capacitação, palestras e orientações sobre negócios a bairros da Grande Ilha

0comentário

A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) será realizada de 16 a 20 de maio, com programação especial em vários bairros. Para incentivar a abertura de novas pequenas empresas, auxiliar quem já é microempreendedor e capacitar quem busca conhecimento, o Sebrae realizará as ações no Anjo da Guarda, Cohab, Divineia e São José de Ribamar. As atividades também estarão disponíveis no Sebrae Lab – Multicenter, Cohafuma.

A Unidade Sebrae São Luís ofertará vasta programação no período com foco nos microempreendedores individuais e também para aqueles que pretendem abrir seu próprio negócio como Micro Empreendedor Individual (MEI). Considerando esse cenário de expressiva representatividade do MEI na economia brasileira e em especial na economia maranhense, que corresponde a 80% das empresas, o SEBRAE realiza essa semana especial.

No Maranhão, a Unidade Regional de São Luís, localizada no Multicenter Negócios e Eventos, oferecerá vasta programação com palestras, oficinas e mentorias para o microempreendedor individual ativo e para quem pretende abrir MEI direcionadas para o comportamento empreendedor, planejamento, inovação, finanças e vendas.

Programação descentralizada

Visando alcançar o maior número possível de MEI, os eventos serão realizados nas Salas do Empreendedor da Cohab, Anjo da Guarda e São José de Ribamar, além dos espaços parceiros no bairro Divineia, em Paço do Lumiar e na própria sede da unidade, no Multicenter.

Em 2021, o Microempreendedor Individual representou 56,7% do número total de empresas brasileiras. De acordo com dados do SIMEI – Sistema de Recolhimento de Valores dos Tributos do Simples Nacional, há, atualmente, 12.709.936 empresas desse porte, considerando todas as Classificações Nacionais de Atividades Econômicas (CNAE).

Também em 2021, mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram micro e pequenas empresas ou se registraram como microempreendedores individuais (MEIs), segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com base em dados da Receita Federal.

Esse número representa um crescimento de 19,8% em relação a 2020 (3,3 milhões). Em 2021, foram abertas 682,7 mil microempresas (17,35% do total). Foram criadas 121,9 mil empresas de pequeno porte (2,65% do total).

Expansão

Verifica-se que a abertura de empresa no Brasil segue de forma significativa e crescente, seja por oportunidade ou por necessidade. Com o fechamento físico das empresas, ocorreu o crescimento da oferta de serviços para empresas e famílias, com participação de 48,5% do comércio, 33,0% do setor de serviços e a indústria de transformação em torno de 9,3%.

Destaque para as principais atividades econômicas:

1 – Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente – 51,5%;
2- Comércio varejista de bebidas – 37,20%;
3 – Promoção de vendas – 28.80%;
4- Obras de alvenaria – 17,60%;
5 – Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios – 14,80

Confira a programação completa do Evento:

Sem comentário para "Semana do MEI leva capacitação, palestras e orientações sobre negócios a bairros da Grande Ilha"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS