VI Encontro de Sanfoneiros dos Lençóis Maranhenses, dias 20 e 21 de maio, em Santo Amaro

1comentário

O VI Encontro de Sanfoneiros dos Lençóis Maranhenses reunirá, nos dias 20 e 21 deste mês, diversos artistas da música genuinamente nordestina em um dos mais belos cartões postais do mundo. Organizado por um grupo de amigos liderado pelo jornalista, radialista e vereador de São Luís Marcial Lima, o evento, que mais uma vez ocorrerá na cidade de Santo Amaro, reverencia os ritmos autênticos da cultura regional, como forró, xote e baião.

A cada edição, o encontro é coroado de sucesso, consolidando-se como atração para turistas e para a população local. E este ano a expectativa é que supere novamente todas as festas anteriores. A julgar pelos artistas convidados, serão dois dias de pura consagração e alegria.

O VI Encontro de Sanfoneiros dos Lençóis Maranhenses acontecerá em um local diferente a cada dia. Na sexta-feira, dia 20, o arrasta-pé acontecerá na Praça da Cidade. No sábado, dia 21, a animação tomará conta da área em frente à Pousada Sol de Amaro.

Além da atração principal, a dupla Zé Airton e Wesley, subirão ao palco Seu Raimundinho e o Grupo “Pé no Chão”, Tony Penha, Nildo Potiguar, Dário Rubens, Cícero e o Grupo “Forró Pegado”, Suvaco de Cobra, Mané Fanho, Raimundo Poeta e Forró do Cabo Zé.

Retrospecto

O I Encontro de Sanfoneiros dos Lençóis Maranhenses reuniu um pequeno grupo – 15 pessoas – e ainda assim foi realizado um grande evento na praça principal de Santo Amaro e no quintal da Pousada Sol de Amaro. 

Marcial Lima com grupo de adeptos do forró na Pousada Sol de Amaro em uma das edições do encontro

Essa iniciativa foi a semente de uma reunião de amigos e amigas. A partir daí, o evento cresceu e, na sequência dos anos, já faz parte do calendário de eventos do município. 

A fotografia registrada na casa da dona Cida mostra pessoas forrozeiras que transformaram uma brincadeira sadia em um encontro de oportunidades para Santo Amaro do Maranhão.

Idealizador do encontro, Marcial Lima em momento de descontração com amigos que sempre o apoiam na realização do evento

Agenda do forró

Dia 5 de junho: Projeto “Fole na Feira”. Local: Mercado da Cidade Operária 

Dia 9 de julho. Local: cidade de Riachão (MA)

Dia 16 de julho: “Arraial do Picuí”. Participação: Poeta Amazan e atrações locais. Local: Restaurante Picuí Tábua de Carne (Cohama)

“O Encontro dos Forrozeiros movimenta nossa cidade. Sou feliz por fazer parte desta organização e encantada com o crescimento do evento” (Dona Cida).
“É encontro de amigos e amigas. Todo esforço que fazemos é reconhecido pelos participantes e turistas que vão a Santo Amaro” (Dário Rubens).

A senhora Socorro, esposa de Marcial Lima, em reunião festiva com grupo de admiradoras da genuína música nordestina

Um dos fundadores do encontro é o produtor cultural Zé Reis, que sempre teve uma participação na organização. Ele diz que “este encontro é um dos eventos mais importantes dos Lençóis”. A respeito do evento, Marcos Melo afirma: “participo e me orgulho de ter sido um dos fundadores” 

Marcial Lima, fundador e um dos organizadores, destaca  a importância do turismo no interior do Maranhão. “Aqui, estamos cumprindo um papel importante, a movimentação de uma região com música boa e valorizando as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses”.

Assista:

1 comentário para "VI Encontro de Sanfoneiros dos Lençóis Maranhenses, dias 20 e 21 de maio, em Santo Amaro"


  1. Rosseana

    E

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS