Encontro científico sobre lesões por pressão

0comentário

Maranhenses conheceram a autora do premiado método de prevenção “Escala Elpo”

Dra. Camila Mendonça criadora da Escala Elpo explica como baixar o App Gratuito e evitar lesões

As empresas Center Hospitalar e Convatec, tendo como anfitriã local a empresária Giselle Araújo Pereira, reuniram profissionais da área de saúde no Hotel Brisamar para um Encontro Científico. O tema foi dos mais importantes: As lesões por pressão, que ocorrem devido o contato prolongado da pele do paciente no leito cirúrgico.

A palestrante convidada foi a renomada enfermeira e Pós Doutora pela Universidade de Harvard (USA), Dra. Camila Mendonça. Ela é autora “Escala ELPO”, uma escala de avaliação de riscos de lesões relacionadas ao posicionamento cirúrgico do paciente no leito.

Esse é um método importante na prevenção de lesões, e que já vem sendo utilizado em 8 países no mundo, e no Brasil em mais de 300 hospitais em todos os Estados brasileiros. Seu objetivo principal é identificar qual paciente está em situação de risco de desenvolver alguma complicação, devido a posição que ficará durante um procedimento operatório.

Todo paciente que vai passar por uma cirurgia precisará ficar posicionado por um determinado tempo em uma mesa cirúrgica, que é rígida, e pode promover diversas complicações, especialmente lesões de pele, que podem demorar até 72 horas após a cirurgia para se manifestarem. Daí porquê a prevenção usando esse método é tão importante.

O Encontro Científico 2022 foi bem prestigiado e tratou sobre as Novidades na Prevenção de Lesões por Pressão.

“A ELPO tem um APP gratuito (ElpoAPP), e pode ser baixado por qualquer pessoa. É fruto da minha tese de doutorado na Universidade de São Paulo, e é um presente da enfermagem brasileira para o mundo, para que se possa proteger nossos pacientes cirúrgicos; com esse que é um projeto inovador e premiado internacionalmente”, explicou a Dra. Camila Mendonça.

Segundo Giselle Pereira, da empresa Center Hospitalar que está há 11 anos no mercado, cuidar de um paciente é também ajudar uma família inteira:

“Representamos em todo o Maranhão a Convatec, uma multinacional que traz soluções de cuidado para o tratamento de pacientes ostomizados, com problemas de retenção urinária e para tratamentos de pele – da prevenção à parte curativa. Ficamos felizes em promover esse encontro científico tendo a Convatec como parceira, pois quando se ajuda a prevenir problemas como as lesões de pele de um paciente acamado, não estamos cuidando apenas desse paciente, mas de toda a sua família” enfatizou a anfitriã do evento.

O enfermeiro Mestre Paulo Dionisio, representante da Convatec avaliou como positivo o evento na capital maranhense.

A palestrante Dra Camila Mendonça, Paulo Dionísio da Convatec e Giselle Araújo da Center Hospitalar empresa promotora do evento.

“A Convatec tem uma grande importância no cenário brasileiro quando se fala em tecnologias e inovação. Nós trabalhamos na área de feridas, ostomias e incontinências. Estamos há mais de 40 anos no Brasil, sempre inovando nessas áreas citadas. Nesse evento trouxemos a São Luís a renomada Dra. Camila Mendonça, que abordou esse tema tão relevante. Apoiamos o desenvolvimento tecnológico e científico na área de medical devices, e promover esse evento com renomados profissionais maranhenses é também uma maneira de reafirmar o nosso compromisso para com os parceiros de saúde, e promover essa troca de experiências tão rica, tendo sempre o paciente como o objeto maior de todos esses esforços” frisou ele.

Sem comentário para "Encontro científico sobre lesões por pressão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS