Na Rua Grande e arredores, toalhas com estampas de Lula e Bolsonaro empatam em vendas

0comentário
Na calçada das Lojas Americanas da Rua Grande, a venda de toalhas de banho com imagens de Lula e Bolsonaro registra empate e no momento da abordagem do blog só restavam duas, uma de cada presidenciável

Pesquisas de intenções de votos à parte, o comércio informal tem sinalizado a tendência do eleitorado de São Luís na disputa para presidente da República, até agora polarizada entre o petista Luíz Inácio Lula da Silva, que tenta voltar ao cargo após 12 anos, e o atual chefe da Nação, Jair Messias Bolsonaro, pré-candidato à reeleição pelo PL. A cada dia mais aquecida na Rua Grande e arredores, a venda de toalhas de banho e de rosto com as estampas dos dois postulantes mais bem cotados na corrida presidencial indica um empate, algo que foge a todos os prognósticos, se levada em conta apenas a região Nordeste.

Em breve passagem pelo principal corredor comercial da cidade na tarde de terça-feira (28), o autor deste blog observou o movimento do consumo dos artigos citados e o resultado foi surpreendente, se comparado aos números apurados e divulgados pelos institutos de pesquisa em nível local. Outro detalhe que chama atenção é que a clientela do comércio informal é formada predominantemente por pessoas oriundas das classes mais baixas da sociedade, onde Lula, em tese, é favorito disparado.

De acordo com os ambulantes ouvidos pelo blog, as toalhas que exibem fotos de Lula e Bolsonaro têm saído bastante e, até o momento, a preferência dos compradores entre um e outro é equilibrada. “Vendo praticamente a mesma quantidade das duas toalhas todos os dias. Posso dizer que há um empate técnico”, afirmou o camelô Francisco de Assis Alves de Sousa, que comercializa artigos de confecção na calçada das Lojas Americanas da Rua Grande e no momento em que foi ouvido se preparava para repor o estoque, pois tinha só duas toalhas para vender, uma com a foto de Lula e outra com a imagem de Bolsonaro, cada uma ao preço de R$ 35,00.

Toalhas de rosto

A mesma tendência de equilíbrio pode ser percebida no comércio de toalhas de rosto. Embora o movimento de saída dos produtos registre ligeira vantagem para Lula, esta nem se aproxima da ampla diferença a favor do petista ostentada pelas pesquisas eleitorais já divulgadas na capital maranhense.

Toalha de rosto com a imagem de Bolsonaro e mensagem de apoio à reeleição do atual presidente era a única que restava em banca na esquina da Rua do Passeio próxima à Praça Deodoro

A pequena margem favorável ao ex-presidente preso pela Operação Lava Jato e tornado elegível pelo Supremo Tribunal Federal (STF) é confirmada pelo camelô Ademir da Cunha Nascimento, que vende toalhas de rosto por R$ 8,00 na esquina da Rua do Passeio próxima à Praça Deodoro. Segundo ele, a toalha com a foto de Lula tem tido mais saída, porém, ao ser questionado sobre quantas toalhas com a estampa de Bolsonaro tinha para vender, ele informou que só restava uma. “Amanhã, vou ter que renovar o estoque, pois a procura tem sido grande”, complementou.

Voz das ruas

O blog reitera que se trata de um retrato cotidiano, sem o rigor aplicado na análise de amostragens do eleitorado e tabulação de dados estatísticos. Portanto, é um cenário que carece do método que norteia as sondagens eleitorais publicizadas pelos meios de comunicação convencionais e pelas mídias alternativas, a exemplo da blogosfera.

Ainda assim, não seria lógico nem sensato, muito menos prudente, menosprezar o comportamento e a voz das ruas.

Sem comentário para "Na Rua Grande e arredores, toalhas com estampas de Lula e Bolsonaro empatam em vendas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS