Índia maranhense vai compor como vice chapa do PSTU para presidente da República

Ato que lançará a pré-candidatura de Kunã Yporã, conhecida também como Raquel Tremembé, pelo partido de ultraesquerda será realizado no próximo dia 22, às 19h, no formato virtual

Kunã Yporã (Raquel Tremembé) tem 39 anos, é indígena da etnia Tremembé do estado do Maranhão e é pedagoga

A indígena maranhense Kunã Yporã, conhecida também como Raquel Tremembé, é quem irá compor a chapa à presidência da República com a Vera (PSTU) pelo Polo Socialista Revolucionário.

Na próxima sexta-feira, dia 22, às 19h, será realizada a live de lançamento da pré-candidatura de Kunã Yporã (Raquel Tremembé), com transmissão pelas redes sociais do PSTU e das demais organizações que integram o Polo Socialista Revolucionário.

“A chapa será composta por duas mulheres, uma operária negra e uma indígena, onde temos o desafio de apresentar um programa socialista contra toda forma de exploração e opressão. Na defesa de uma sociedade que respeite os direitos das populações tradicionais, dos povos indígenas, das comunidades quilombolas, assegurando demarcação, titulação e posse de suas terras e respeitando sua cultura e seu modo de vida”, afirma Kunã Yporã.

“A defesa de uma sociedade igualitária, sem explorados e oprimidos, onde os recursos naturais e a riqueza produzida pelo trabalho do povo sejam todas utilizadas para garantir vida digna a todas e todos, onde seja assegurada a preservação do meio ambiente. Uma sociedade que acabe com toda a violência contra os setores mais desprotegidos e que assegure a todas e todos não apenas condições materiais para uma vida digna, mas também acesso ao conhecimento, à cultura, ao lazer e a toda liberdade necessária para sua realização plena como seres humanos”, completa.

Quem é Kunã Yporã (Raquel Tremembé)?

Kunã Yporã (Raquel Tremembé) tem 39 anos de idade, é indígena da etnia Tremembé do estado do Maranhão e é pedagoga.

É integrante da Articulação da Teia de Povos de Comunidades Tradicionais do Maranhão e membro da Secretaria Executiva Nacional da Centra Sindical e Popular (CSP)-Conlutas

Kunã Yporã (Raquel Tremembé) é parte atuante das mobilizações dos povos indígenas contra o governo de Bolsonaro e Mourão, que governam a serviço dos interesses de latifundiários, mineradoras, madeireiras, garimpeiros e grileiros, patrocinando diversos ataques aos povos originários, seja contra seus territórios, suas vidas e também de extermínio cultural.

Amanda Gentil visita Cururupu e obtém apoio do ex-prefeito e ex-deputado estadual Wilson Carvalho

Amanda Gentil, acompanhada do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e Andreia Resende no encontro político em Cururupu em que obtiveram a declaração de apoio do ex-prefeito e ex-deputado estadual Wilson Carvalho e do seu grupo de apoiadores

A pré-candidata a deputada federal Amanda Gentil (PP) e a deputada estadual e pré-candidata à reeleição Andreia Martins Rezende (PSB) estiveram no município de Cururupu nesse domingo (17) e fortaleceram a dobradinha que promete ser muito bem-sucedida na eleição de 2 de outubro. Na agenda Amanda estava acompanhada do prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), seu pai, e da ex-prefeita de São Félix de Balsas Socorro Martins.

Amanda participou de um almoço regado a música e apresentações de grupos de tambor de crioula, que animaram a manhã em que o ex-deputado e ex-prefeito de Cururupu Wilson Carvalho declarou o seu apoio e do seu grupo político às duas pré-candidatas no pleito deste ano.

Em seu discurso, Wilson destacou a presença de grandes amigos que seguem fiéis desde a sua gestão e a certeza da sua escolha. “Desejo que haja compreensão e entendimento que Andréia e Amanda são as minhas escolhas para estadual e federal, por serem duas mulheres sérias e que realmente se preocupam com questões sociais do nosso povo”, ressaltou.

Amanda Gentil demonstrou sua gratidão e felicidade em poder estar com Andreia no município, dialogando sobre as propostas para o Maranhão e para a população de Cururupu. 

Também fizeram uso da palavra o vereador Antônio Filho e o filho de Wilson Carvalho, Érico Carvalho.

Alto da Esperança declara apoio à pré-candidatura de Fernando Braide em arraial do bairro

O pré-candidato a deputado estadual Fernando Braide atendeu o convite feito pelo líder comunitário Alex Paiva para participar do arraial do Alto da Esperança, na área Itaqui-Bacanga

O pré-candidato a deputado estadual Fernando Braide (PSC) participou no domingo (17), a convite do líder comunitário Alex Paiva, de arraial no Alto da Esperança, localizado na região Itaqui-Bacanga, oportunidade em que cumprimentou moradores do bairro, os quais destacaram apoio à sua pré-campanha a uma vaga no legislativo maranhense.

“Muito feliz com o convite do amigo, grande líder comunitário e pré-candidato a deputado federal, Alex Paiva. Além disso, me sinto honrado com o apoio dos moradores do Alto da Esperança. Quero dizer do meu carinho e gratidão por cada um. Juntos nós somos mais fortes”, disse o pré-candidato Fernando Braide, que tem sido abraçado nos bairros da região Itaqui-Bacanga que visita.

De acordo com o líder comunitário Alex Paiva, o apoio à pré-candidatura de Fernando Braide a deputado estadual se deve ao compromisso que ele tem para com seus apoiadores, à semelhança do irmão e prefeito de São Luís, Eduardo Braide, muito querido no Alto da Esperança e bairros circunvizinhos.

“Fiz questão de trazer o meu pré-candidato a deputado estadual, Fernando Braide, ao nosso bairro, para participar da nossa festa e conhecer a nossa comunidade. Sobretudo, o Fernando é um amigo, que gosta de estar perto e, com certeza, vai ser um parceiro forte pra nossa área Itaqui-Bacanga”, ressaltou.

Balsa “José Humberto” é liberada para operar com pendência pela Marinha e pode ser retirada de rota novamente

Balsa que opera de forma improvisada como ferryboat foi liberada a votar a navegar, mas ainda há pelo menos uma pendência a ser cumprida

A balsa “José Humberto*, adaptada para navegar como ferryboat na Baía de São Marcos, na travessia aquaviária entre a Ilha de São Luís e a Baixada Maranhense, foi liberada com pelo menos uma pendência pela Capitania dos Portos do Maranhão após vistoria realizada no último dia 15 e está autorizada provisoriamente a operar. O Governo do Estado, que controla o serviço há mais de dois anos, por força de um decreto de intervenção, tem 90 dias para atender a exigência ainda não cumprida, sob pena de a embarcação ser retirada novamente de circulação.

De acordo com Ofício nº 518, expedido nesta segunda-feira (18) pela Capitania dos Postos, houve “nova vistoria na embarcação, em 15 de julho, na qual foi constatado que não mais subsistem as últimas pendências listadas no Relatório de Inspeção de Navio FLAG STATE CONTROL, em anexo, restando apenas a de número 2, documental, que possui o prazo de 90 (noventa dias) para ser sanada.”

O documento não informa qual pendência resta ser resolvida, muito menos a documentação referente ao ferryboat improvisado ainda não apresentada. O órgão da Marinha se limitou a registrar a realização de uma reunião de acompanhamento do caso, em 14 de julho, quando foram abordados os questionamentos suscitados na recomendação expedida pelo Ministério Público Federal (MPF), principalmente quanto às discrepâncias técnicas.

Tão logo foi anunciada a liberação do ferry para o transporte de passageiros e cargas, o governo estadual acionou seus porta-vozes na imprensa e na blogosfera para divulgar a boa nova.

No entanto, a divulgação saiu truncada, para dizer o mínimo, uma vez que passageiros, transportadores e, possivelmente, as tripulações não foram informados com transparência sobre qual documento ainda não foi entregues e quais as possíveis consequências de tal pendência.

Abaixo, o ofício:

5 milhões de eleitores irão às urnas no Maranhão em outubro, mais da metade mulheres

Quase 450 mil pessoas aptas a votar no estado são analfabetas e 642,5 mil apenas leem e escrevem

Eleição de outubro no Maranhão terá novamente predominância do sexo feminino

O Maranhão tem 5.042.999 pessoas aptas a votar nas eleições para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, em outubro deste ano. O estado tem o 11º eleitorado do país e na região Nordeste tem número de eleitores menor apenas do que Bahia, Pernambuco e Ceará. Os dados integram as estatísticas divulgadas no último dia 15 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em números precisos, 51,72% dos eleitores maranhenses são do sexo feminino e 48,28% se declaram do sexo masculino. São 2.608.018 mulheres e 2.434.747 homens habilitados a escolher candidatos no próximo pleito nos 217 municípios do estado. Outras 234 pessoas não informaram à Justiça Eleitoral com qual gênero se identificam.

A faixa etária predominante dos cidadãos aptos a votar no é estado é a dos 25 aos 29 anos, seguida pelo grupo dos 35 aos 39 anos e dos 30 aos 34 anos. Essas três faixas, cada uma com mais de 500 mil eleitores, somam mais de um terços dos votantes no Maranhão.

Quanto aos eleitores com 16 e 17 anos, que estão autorizados por lei a voltar, mas não são obrigados a exercer esse direito/dever, o contingente ultrapassa os 300 mil. O estado tem, ainda, 735 eleitores com nome social (nome próprio pelo qual pessoas transgênero, transexuais e travestis geralmente desejam ser chamadas, em contraste com o nome oficialmente registrado ao nascimento) aptos a votar em outubro.

Escolaridade

Em relação à escolaridade do eleitorado maranhense, o maior grupo é o dos que têm o ensino médio completo. São 1.273.558 eleitores, equivalente a 25,25% do universo total. Em segundo, vêm aqueles com ensino fundamental incompleto: 1.099.627, que representam 21,81% do total dos que irão às urnas. Em terceiro, estão os eleitores com ensino médio incompleto, que somam 847.514, número correspondente a 16,81% de todo o eleitorado.

Existem, ainda, 642.506 de eleitores que apenas leem e escrevem no Maranhão, representando nada menos do que 12,74% do total, e 448.159 analfabetos, quantitativo que representa 8,89% de todo o contingente. Ambos os grupos superam amplamente o número de eleitores com nível superior no estado, que é de apenas 5,77% (290.939).

Confira aqui as estatísticas do eleitorado maranhense na íntegra.

Novo Coworking Maxx com internet grátis no Rio Anil Shopping

O mais novo espaço de Coworking Maxx é gratuito e aberto ao público das 10h às 22h no Rio Anil Shopping.
 

No atual mundo digital o trabalho ou o estudo acontecem a toda hora, mesmo fora de casa ou do ambiente empresarial. E graças à tecnologia, é possível estudar ou trabalhar com muito mais agilidade e produtividade, precisando para isso apenas de uma internet de boa qualidade e alta velocidade e um laptop ou celular conectado à rede.

Para atender aos mais diversos públicos como estudantes universitários, turistas em visita a São Luís e profissionais autônomos que muitas vezes abriram mão de um escritório formal, a operadora Maxx presenteou São Luís com a inauguração de mais um Cowoking Maxx, agora em funcionamento também no Rio Anil Shopping no bairro do Turú. O primeiro Coworking da operadora foi inaugurado no ano de 2020 no Golden Shopping Calhau.

Os Coworkings são locais de trabalho compartilhados em que as pessoas podem desfrutar de ambientes com mesas, cadeiras e conexão para trabalhar quando desejar.

Com a proposta social de democratizar ainda mais o acesso à internet, a Maxx oferece esse espaço a todos gratuitamente. O ambiente climatizado oferece, além de mesas e cadeiras, o que há de melhor em serviços de internet 100% Fibra Óptica, segmento no qual a empresa é líder de mercado. Sem necessidade de agendamento o Coworking Maxx no Rio Anil Shopping não conta com computadores ou smartphones para acesso do público. Cada pessoa precisa levar o seu próprio equipamento. O uso do espaço se dará mediante as vagas disponíveis no momento da visita.

“Esse espaço é ideal para alunos que vêm almoçar no shopping e ficam dando um tempo para retornar às aulas nas universidades vizinhas; ou para quem quer um ambiente tranquilo para se conectar com alta velocidade, e poder trabalhar ou pesquisa na web de forma temporária e gratuitamente” ressalta o Dir. da Maxx Augusto Diniz lembrando ainda que o novo espaço vem reforçar o slogan e missão da operadora: “compartilhar é isso que nos conecta”.

Jantar de Harmonização com rótulos da Vinícola Dom Cândido

O Spazio Mateus vai oferecer mais uma edição do Jantar de Harmonização no próximo dia 22 de julho, o . Desta vez, os rótulos servidos serão da vinícola Dom Cândido. Durante o jantar, os presentes vão poder degustar vinhos harmonizados com saborosos pratos preparados pelo chef do Spazio.

O evento vai contar com a presença do diretor comercial da Dom Cândido, Marcos Valduga. Uma noite rica em conhecimentos, experiências e que promete aguçar o paladar dos amantes de um bom vinho.

Garanta a sua vaga e tenha uma experiência única com renomados rótulos e degustando o que há de melhor na nossa culinária.

Dia 22 de julho, às 19h30, no Restaurante Cuore – Mateus Cohama.

Faça a sua inscrição através da plataforma sympla:

https://www.sympla.com.br/jantar-harmonizado—dom-candido__1640912

Sobre a vinícola

A Vinícola Dom Cândido teve sua origem em 1875, quando Luigi e Leonor, avós de Cândido Valduga, chegaram em território brasileiro, vindos da região do Tirol Italiano, e se instalaram em uma colônia na região hoje conhecida como Vale dos Vinhedos. O Ano de fundação da Vinícola Dom Cândido foi em 1986.

Logo se iniciava o plantio das primeiras videiras para elaboração dos vinhos para consumo da família. Porém, com o passar do tempo, a produção excedente passava a ser comercializada. E, desde a sua infância, Cândido Valduga convive com a rotina da vitivinicultura, acompanhando e auxiliando seus pais, Marco e Maria, nas tarefas no campo, o que acabou aflorando a sua paixão pela uva e vinho, nascendo, assim, uma história de amor que continua passando de geração para geração.

Ainda na juventude, Cândido conheceu Lourdes e juntos constituíram uma família que sempre se manteve unida em torno dos valores do trabalho, da união e do amor pelo vinho. Atualmente, os filhos estão à frente do negócio.

Localizada no coração do Vale dos Vinhedos, o complexo da Dom Cândido é um verdadeiro convite à vivência de experiências únicas, reunindo belezas naturais exuberantes, vinhos e espumantes de excelente qualidade, farta gastronomia e receptividade familiar.

A família Dom Cândido se orgulha de sua história de trabalho, dedicação e amor por esta terra, cultivando uvas nobres, em vinhedos próprios, que resultam na elaboração de quantidades limitadas de garrafas de vinhos e espumantes de sabores e aromas incomparáveis.

Deputado Zé Inácio define com Brandão e prefeitos instalação de agências do Viva/Procon em Bequimão e Sítio Novo

Zé Inácio com os prefeitos de Bequimão, João Martins, e de Sítio Novo, Antônio Coelho, no Palácio dos Leões, onde definiram a instalação de unidades do Viva/Procon nos dois municípios

O deputado estadual Zé Inácio (PT) esteve, na última sexta-feira (15), com os prefeitos de Bequimão, João Martins, de Sítio Novo, Antônio Coelho, e com o governador Carlos Brandão para definir mais uma ação que levará dignidade aos dois municípios.

Por meio de uma parceria firmada entre as duas prefeituras, o Governo do Estado e o mandato popular de Zé Inácio, será implantada uma agência Viva/Procon em ambas as cidades. 

O deputado Zé Inácio no Palácio dos Leões com Carlos Brandão e dezenas de outros membros do grupo de apoio à reeleição do governador

As unidades oferecerão serviços como emissão de documentos, RG, CPF, Carteira de Trabalho, orientação ao consumidor e certidões previdenciárias para os bequimoenses e sitio-novenses.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima