Governo Federal apoia ocupação responsável em Barreirinhas para favorecer o turismo e a população nos Lençóis Maranhenses

0comentário

Na segunda oficina do projeto “Brasil, essa é a nossa praia” realizada no município foram abordados temas como agenda de eventos turísticos para a região e para o estado, potenciais para o desenvolvimento na região das praias de Atins, Bar da Hora e Passa Bem

Lençóis Maranhenses é um dos atrativos turísticos nacionais beneficiados pelo projeto “Brasil, essa é a nossa praia”

Porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, a cidade de Barreirinhas (MA) recebeu, semana passada (26 a 29.09), mais uma rodada de oficinas do projeto “Brasil, essa é a nossa praia!”. A iniciativa, realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem o objetivo de reunir os órgãos públicos e a população para apoiar o planejamento e ocupação responsável do território para benefício do turismo e da comunidade local.

CLIQUE AQUI e acesse.

Esta é a segunda oficina realizada na cidade maranhense. Os encontros que aconteceram no município tiveram como pauta temas como a agenda de turismo para a região e para o estado, os potenciais para o desenvolvimento na região das praias de Atins, Bar da Hora e Passa Bem. Além disso, o encontro serviu para debater sobre a definição de trechos e classificação de orla, os projetos previstos ou em implantação, entre outros.

A primeira visita do Projeto em Barreirinhas aconteceu em maio deste ano, com uma visita da equipe técnica do Ministério do Turismo. O próximo encontro na cidade está marcado para o mês de novembro, quando será realizada uma audiência pública para a validação do Plano de Gestão Integrada de orlas da cidade.

Programa

A iniciativa no Ministério do Turismo, “Brasil, essa é a nossa praia!”, apoia 10 cidades do país na construção dos planos de gestão integrada do Projeto Orla, a cargo da União. Além de Barreirinhas, o projeto passa por Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ), Cabo Frio (RJ), Cruz (CE), São Sebastião (SP), Imbé (RS), Salvador (BA) e Natal (RN).

Durante o encontro, são realizadas oficinas, produção de materiais informativos e documentos para auxiliar os municípios participantes e demais interessados. Os gestores dos municípios também comparecem a uma reunião para discutir e trocar experiências sobre boas práticas para os municípios.

O projeto também divulga atividades referentes ao Turismo Responsável, relacionando a elaboração dos PGI’s (Plano de Gestão Integrada) e ao Projeto Orla. As principais pautas trabalhadas foram desenvolvimento de estudos e sugestão de estratégias e mecanismos de fomento ao turismo responsável, com foco em sustentabilidade, segurança turística e turismo de base comunitária; desenvolvimento do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável; elaboração de e-book, manuais, guias ilustrados e vídeos explicativos; disponibilização de Curso de Extensão EAD sobre Turismo Responsável para gestores públicos e privados.

Sem comentário para "Governo Federal apoia ocupação responsável em Barreirinhas para favorecer o turismo e a população nos Lençóis Maranhenses"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS