Poluída por toneladas de esgoto, orla de São Luís não é certificada com Bandeira Azul, concedida por júri internacional a 40 praias e marinas do Brasil

0comentário

O Brasil ampliou em 42% o número de praias e marinas certificadas com a Bandeira Azul, a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. Nenhum trecho da orla marítima da Ilha de São Luís, apresentada ao mundo como um dos principais atrativos turístico do Maranhão, foi reconhecida como apta a receber a certificação, concedida a partir de critérios como foco em gestão ambiental e qualidade da água.

Poluídas há anos por toneladas de esgoto in natura, despejado por dezenas de milhares de residências e empreendimentos localizados no entorno, as praias da capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa são constantemente reprovadas por sucessivos relatórios de balneabilidade, divulgados à população periodicamente por determinação da Justiça Federal.

O laudo mais recente, produzido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com base em análise realizada entre 29 de agosto e 26 de setembro, apontou que dos 22 pontos do litoral da Ilha monitorados, 14 estão impróprios para banho por apresentarem índice de coliformes fecais acima do limite estabelecido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Avenida Litorânea

O destaque mais negativo do relatório são as praias de São Marcos, Calhau e Olho d’Água, interligadas pela Avenida Litorânea, um dos principais cartões postais de São Luís. Dos 10 pontos dessas três praias onde a água do mar foi analisada, apenas um foi considerado próprio para banho.

Um dado não menos preocupante é que a maioria das praias localizadas nos outros três municípios da região metropolitana de São Luís – São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa -, como Praia do Meio, Araçagi, Olho de Porco e Mangue Seco, também apresentam risco para os banhistas, em razão do alto nível de poluição constatado em laboratório.

Brasil tem mais 12 praias e marinas certificadas

A certificação das 40 praias e marinas brasileiras com a Bandeira Azul foi divulgada nesta semana, após avaliação do júri internacional da premiação. As Bandeiras Azuis foram conferidas a 29 praias e 11 marinas brasileiras, uma alta de 12 locais em relação à última temporada, quando 28 locais foram certificados pelo programa. A cerimônia de entrega das bandeiras está prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro, antes do início da temporada de verão no hemisfério sul.

Para se qualificar para o Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. Antes do reconhecimento internacional, as praias e marinas passaram por avaliação de júri nacional, composto entre outros órgãos pelo Ministério do Turismo.

O principal objetivo do Programa é elevar o grau de participação e, consequentemente, de conscientização da sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiro, incentivando a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes na busca da qualidade e proteção ambiental.

Nove novas praias passaram a integrar a lista:

– Lagoa do Peri, Florianópolis (SC);
– Praia de Itaúna, Saquarema (RJ);
– Praia do Cerro, Barra Velha (SC);
– Praia do Forno, Armação de Búzios (RJ);
– Praia de Taquaras, Balneário Camboriú (SC);
– Praia do Cumbuco, Caucaia (CE);
– Praia Grande e do Ervino, em São Francisco do Sul (SC).

Outras cinco marinas também receberam a condecoração pela primeira vez:

– Voga Marine, Ubatuba (SP);
– Iate Clube de Santos, Angra dos Reis (RJ);
– Iate Clube de Santos, Guarujá (SP);
– Marina da Conceição, Florianópolis (SC); e
– Yacht Clube da Bahia, Salvador (BA).

Conheça abaixo as 20 praias que tiveram o certificado renovado:

– Praia do Tombo – Guarujá, SP
– Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA
– Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
– Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
– Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
– Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
– Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC
– Praia de Guarajuba, Camaçari – BA
– Praia de Itacimirim, Camaçari – BA
– Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
– Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
– Praia da Conceição, Bombinhas – SC
– Prainha, São Francisco do Sul – SC
– Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
– Praia Grande, Penha – SC
– Praia da Bacia da Vovó, Penha – SC
– Praia da Saudade, Penha – SC
– Praia da Sereia, Vila Velha – ES
– Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL

Veja abaixo as seis marinas que tiveram o certificado renovado:

– Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ
– Marinas Nacionais, Guarujá – SP
– ICSC, Florianópolis – SC
– Marina Kauai, Ubatuba – SP
– Tedesco Marina – Balneário Camboriú – SC
– Marina Itajaí, Itajaí – SC

SOBRE O BANDEIRA AZUL – O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O Programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.

O Programa Bandeira Azul foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (www.fee.global), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede (www.iarbrasil.org.br).

Sem comentário para "Poluída por toneladas de esgoto, orla de São Luís não é certificada com Bandeira Azul, concedida por júri internacional a 40 praias e marinas do Brasil"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS