Envolvido em 80 processos, deputado estadual eleito pelo PL no Maranhão terá dificuldade para assumir mandato

1comentário
Eleito deputado estadual, Cláudio Cunha ainda responde a extensa lista de processos judiciais e pode não ser empossado

O deputado estadual eleito Cláudio Cunha (PL) enfrentará enorme dificuldade para assumir o mandato em razão da extensa ficha de processos judiciais nos quais está envolvido. São nada menos do que 80 ações judiciais, a maioria figurando como réu, em diferentes cortes e instâncias judiciais.

Cláudio Luiz Lima Cunha é ex-prefeito do município de Apicum-Açu, no litoral ocidental do Maranhão. A maioria das oito dezenas de ações que responde tramita ou já tramitou no Tribunal de Justiça (TJMA). Em grande parte desses processos, foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPMA) por supostos atos irregulares cometidos à frente da administração municipal.

Em um desses processos, responde pela prática de crimes contra a administração pública, associação criminosa, advocacia administrativa, tráfico de influência, crimes ambientais, falsidade ideológica, atos de improbidade administrativa, crimes enquadrados no Decreto-Lei nº 201/1967, entre outros.

Outra ação em que Cláudio Cunha está envolvido refere-se ao achado de frascos que continham doses de vacina contra a Covid-19 no apartamento de um dos seus filhos, situado na Avenida dos Holandeses, bairro Calhau, em São Luís. A investigação foi deflagrada em maio de 2021 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do MPMA, e pela Polícia Civil, em cumprimento a mandados judiciais.

Por causa da extensa lista de processos judiciais em que é réu, Cláudio Cunha só teve o registro da sua candidatura a deputado estadual deferido faltando algumas semanas para eleição. Porém, a decisão da Justiça Eleitoral pode ser revista, já que muitos crimes dos quais o deputado eleito é acusado ainda estão pendentes de julgamento e podem enquadrá-lo na Lei da Ficha Limpa.

Portanto, a lista de parlamentares eleitos para a Assembleia Legislativa do Maranhão para a legislatura 2023-2026 ainda pode ser modificada.

1 comentário para "Envolvido em 80 processos, deputado estadual eleito pelo PL no Maranhão terá dificuldade para assumir mandato"


  1. antonio carlos

    é brincadeira, ai tem é muitos, ex-secretario de saúde do estado bem votado….eles vão assumir e depois sumir os processos..a vontade do povo..

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS