28% dos candidatos não compareceram ao 1º dia de provas do Enem 2022 no Maranhão

1comentário

Número de faltosos na versão digital do exame chegou a quase a metade do total de inscritos no estado

Candidatos aguardam para ter acesso às salas de provas em escola pública da Rua Rio Branco, no Centro de São Luís

Ao todo, 95.085 participantes compareceram ao primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 no Maranhão, no último domingo (13). O número corresponde a cerca de 72% dos 131.921 inscritos nas duas versões (impressa e digital) do certame no estsdo. Entre os presentes, 94.562 realizaram as provas em papel, e 523, em computador. Os dados são preliminares, tendo em vista que os números conclusivos dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador. 

Na versão impressa, o total de faltosos no primeiro dia de provas do Enem 2022 no Maranhão foi de 37.322, número que corresponde a 28,3% do total de inscritos. Na versão digital, a quantidade de ausentes foi, proporcionalmente, muito maior: nada menos do que 514 candidatos deixaram de fazer as provas, ou seja, quase metade do contingente de estudantes que se inscreveram no exame e deveriam ter respondido as questões e feito a redação pelo computador.

Os participantes realizaram provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, com o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. O exame continuará no próximo domingo, 20 de novembro, quando será a vez de resolver itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital. 

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC). 

Fies

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Saiba mais aqui.

1 comentário para "28% dos candidatos não compareceram ao 1º dia de provas do Enem 2022 no Maranhão"


  1. No Maranhão, menos de 68% dos candidatos inscritos compareceram ao 2º dia de provas do Enem – Daniel Matos

    […] Ao todo, 99.033 participantes compareceram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 no último domingo, 20 de novembro, no Maranhão. O número corresponde a menos de 68% dos cerca de 132.921 inscritos no estado nas duas versões do certame (impressa e digital) e é 4% menor do que o percentual de faltosos registrado em 13 de novembro, primeiro dia de provas. […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS